A ERA DO DIGITAL INFLUENCER

Márcia Chicorsqui | Redação Cult

PLATAFORMAS DE ESTUDO TÊM COMPROVADO A CADA DIA A EFICÁCIA DOS DIGITAIS INFLUENCERS PARA OS NEGÓCIOS

Foto Ilustrativa

As pessoas vivem conectadas, dividem atenção entre diferentes mídias e o desafio do momento é impactar o consumidor. Grandes ou pequenas marcas encontraram essa possibilidade através das divulgações levando o seu produto até os consumidores de uma forma rápida e objetiva. O marketing de influência, ou digital influência, veio para ficar. Afinal, eles são a ponte entre a marca e o cliente. Varia muito o perfil do influencer, a sua autenticidade, o domínio do assunto, a originalidade e até o senso de humor consegue arrebanhar e atingir um número expressivo nas redes sociais, podendo atuar em nichos específicos, como culinária profissional, moda, viagens, gastronomia, saúde, etc. Plataformas de estudo têm comprovado a cada dia a eficácia dos digitais influencers para os negócios. Um plano de comunicação bem feito pode ser até 16 vezes maior o alcance do que a publicidade em outros formatos. Engajamento é a palavra que mais ouvimos atualmente, pois o seu significado é: não basta estar onde o cliente está, precisa de se tornar relevante para eles. Diante do conjunto, fator social, cultural e motivacional, estão os influenciadores, esses sim são elementos capazes de direcionar uma decisão na hora de uma compra, na escolha de um restaurante, ou até mesmo decidir o destino de uma viagem e um roteiro de férias, pois a grande maioria da população, principalmente brasileira, passa mais tempo na internet do que em qualquer outra plataforma midiática.

Para que a voz de um digital influencer adquira um eco significativo no mercado, as empresas devem analisar os que estão capacitados e adequados ao perfil da campanha ou da marca vinculada, para passar credibilidade aos seus seguidores e, dessa forma, influenciá-los de maneira efetiva. O compromisso do digital influencer não é fazer milagres da noite para o dia, mas é a médio e longo prazo que se desenvolve o segmento de negócios, o tornando conhecido, fortalecido e aumentando cada vez mais a chance de crescimento no mercado. As empresas têm que se atentarem ao diálogo de pessoas comuns; que inspiram “pessoas comuns” para atingirem o seu público-alvo, sem passar pelo formato propaganda tradicional”. Alguns especialistas atribuem o grande sucesso dos mesmos aos seus seguidores se sentirem representados por pessoas comuns, como eles, ao invés da marca escolher famosos ou celebridades. É fundamental usar a autoridade do influencer digital, que precisa este, estar alinhado ao perfil para expor o produto de maneira livre e sutil. Essa necessidade de produzir conteúdo adequado e espontâneo, vem conquistando espaço e fez surgir o digital influencer “que fala ao público como se fosse um amigo, dando conselhos”.

Através do meu olhar, a internet tem provocado uma revolução na comunicação. Mudou a forma com que as pessoas consomem publicidade, por isso a necessidade de se adequar, impactando diariamente e interagindo com o público-alvo, dotado de estratégias inerentes a essa transformação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *