Desafios da comunicação

Toni Valente | Presidente da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda

A publicidade, como a conhecemos hoje, está em rápida transformação.

Por mais que a tecnologia seja essencial, deixar tudo por conta dela pode ser um tiro no pé, haja visto que nada substitui o calor humano quando está em jogo a fidelidade e a capacidade de decidir, pelo certo ou errado, as demandas das pessoas em relação à marca, produto ou serviço. O consumidor não quer mais ser bombardeado por mensagens que só têm um objetivo: “Compra! Compra! Compra!”. Mas sim perceber que a marca está engajada com o seu território, preocupada com causas sociais, ambientais, que tragam mensagens com conteúdos relevantes, com histórias que as deixem emocionadas, felizes, que tragam satisfação e desejos, sem necessariamente terem a sua autoestima abalada e a sua privacidade invadida. A publicidade, como a conhecemos hoje, está em rápida transformação. Os meios e as plataformas dedicadas a promover a interação com as pessoas mudam do dia para a noite, ou seja, o que hoje parece ser bom pode não ser a mesma coisa amanhã, e isso não tem volta. Um dos desafios em 2020, para atender esse novo tempo de construção de marca e a forma de engajar o consumidor, passa pela formação, qualificação e criatividade dos profissionais que atuam nas diferentes áreas da indústria da comunicação. A diversidade na publicidade, inteligência artificial, transparência nas relações dos negócios, estarão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, e a criatividade será um grande diferencial, uma vez que as máquinas jamais irão pensar e se emocionar de forma humanizada. Caberá aos criativos, de diversas áreas, fazerem a diferença para transformar os negócios e a sociedade.

Fortalecer e representar o mercado da publicidade e comunicação continuará sendo uma das bandeiras da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), entidade sem fins lucrativos, que busca sempre qualificar o mercado, promovendo eventos que trazem informações relevantes e atividades de interesse dos profissionais e das empresas que compõem o trade da comunicação, como agências de publicidade, digitais, veículos de mídia, assessorias de marketing e comunicação, fornecedores do setor e também das faculdades de publicidade, propaganda e marketing. Assim como a tecnologia é importante para facilitar as nossas vidas, a humanização é o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso de um negócio. É preciso pensar anos à frente e entender que é o coração e a mente que sempre serão os protagonistas das inovações. E a maneira de ativá-las para engajar as pessoas sempre será uma tarefa feita por uma mente criativa, que respira pelos pulmões, que tem batimentos cardíacos e que se emociona quando o resultado do seu trabalho transformou pessoas e promoveu o crescimento de uma causa. Um ano incrível e de grandes conquistas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.