Andrea de Castro | Design de Interiores
Fotos Divulgação
Etiqueta é muito mais que garfo e faca!
Conheci recentemente a França e tive a oportunidade de conviver com a rotina do povo francês. Quer conhecer com detalhes uma cultura? Viva uma experiência pessoal com o povo. Além de ficar deslumbrada com os pontos turísticos, fiquei admirada com a postura do povo francês no que se refere a pequena ética, ou seja, o que acontece no seu entorno próximo e em situações de relacionamento. Temos a França de Luís XIV como o local de ápice da etiqueta, inclusive a atmosfera do Palácio de Versalhes expressa muito isto. Este comportamento vai além dos muros do Palácio e a postura à mesa chega a ser incompreendido, num primeiro momento, por nós turistas.
Curiosidades para que você repense sua relação com as pessoas:
– O simples fato de você abordar qualquer pessoa para pedir uma informação é a saudação de “Bonjour”, caso não faça esta saudação, nem será ouvido.
– Em um restaurante, mesmo com todas as mesas vazias, você precisa pedir permissão ao garçom para ocupar uma delas. Não deve entrar e sentar sem esta comunicação, pois poderá ser convidado a se retirar.
– As pessoas ficarão ofendidas se você se preocupar mais com o celular do que com a presença delas. Não vemos os franceses com celular, tirando selfie ou foto do que está comendo, por exemplo.
– No metrô, as pessoas ficam caladas, não atendem e nem falam ao celular. E você escuta as pessoas pedindo “pardon” por ter se esbarrado umas nas outras.
– Eu e meu marido ficamos sentados ao lado de um passageiro francês que estava indo à Argentina. Quando fomos servidos, ele foi servido primeiro por estar próximo ao corredor, mas aguardou para que fôssemos servidos para iniciar sua refeição. O jeito do francês se comportar é de muito respeito ao espaço do outro e isto é realmente admirável.
Andrea de Castro, amante da família, do receber bem, design de interiores. Instagram: @casada_dea / email: [email protected]