Antes de empreender, uma coisa muito importante precisa ser feita.
Em meio a um cenário em que muitas pessoas perderam empregos e diversas empresas acabaram encerrando suas atividades, vemos um boom de empreendedorismo que trouxe novos sonhos, novas perspectivas e marcas para o mercado. Caminhando ao lado do empreendedorismo, existe algo muito importante para auxiliar no crescimento e desenvolvimento de empresas com DNA forte e marcante: a Identidade Visual. Você conhece esse termo? Será que é a mesma coisa que um logotipo? Ela de fato é tão importante assim? É sobre isso que vou falar nesta edição. Identidade Visual, de uma forma bem sintetizada, é um conjunto de elementos visuais que são utilizados de forma contínua, para representar e identificar uma empresa, seja ela de produtos, de serviços ou afins. Enquanto que um logotipo é a representação gráfica de uma empresa, a Identidade Visual é a sua expressão visual, ou seja, todo o aspecto gráfico em que a marca se aplica, sendo assim, muito mais ampla e completa. Quando essa identidade é bem desenvolvida e aplicada de forma assertiva ao público certo e de forma sistêmica, acaba transferindo ao logotipo um papel complementar, como se fosse um ator coadjuvante do filme Identidade Visual. Um mercado consumidor vai reconhecer e se lembrar de uma marca pelas suas cores, pela tipografia e por elementos de apoio, como por exemplo, os patterns, não apenas pelo logotipo. E o resultado disso? Mais vendas, maior identificação com o público/mercado, maior procura pelos clientes, comunicação assertiva com o público, maior valor agregado para o negócio e uma imagem mais profissional.
Ian Lahor Amato – Especialista Master em Identidade
Visual. Sócio Proprietário da Soul Inteligência Criativa.