Entenda o conceito de aprender durante toda a vida.
A transformação move o mundo e consequentemente as pessoas. Novas formas de se fazer, de se aprender e ensinar. É necessário se reinventar o tempo todo. Uma grande crise econômica e a grande busca para se manter no mercado. E agora? Como sobressair? Quais são as características dos profissionais do futuro? O profissional do futuro tende a ter a capacidade de acompanhar os movimentos de retração e expansão do mercado. Sendo assim, é extremamente necessária a ideia do aprendizado constante e linearizado, não sendo mais suficiente apenas o primeiro diploma de graduação. Com todo esse cenário, surge um novo conceito de aprendizado, o “lifelong learning”, que nada mais é que aprendizagem ao longo da vida. Isso significa uma atualização constante por meio de cursos que vão além apenas de uma graduação, por exemplo.
Apesar de ser um conceito que vem crescendo constantemente no mercado de trabalho, os profissionais pouco o conhecem e não aplicam no dia a dia. Para mudar este cenário e colocá-lo em prática, o primeiro passo é reconhecer que o aprendizado não se limita na infância, adolescência ou início da vida adulta, ele acontece durante toda a vida e é derivado de diversas situações. Para a aplicação do conceito é necessário olhar para seus objetivos profissionais com uma visão holística e buscar o aperfeiçoamento de suas competências. Por exemplo, se você tem a intenção de sair de um nível operacional para um cargo de gestão, é necessário ter conhecimentos e certificações além do nível técnico, talvez seja necessário aprimorar sua capacidade em soluções de conflitos, comunicação e postura, por exemplo.
O lifelong learning é aplicado em quatro pilares: aprenda a conhecer (desenvolver curiosidade, autonomia e prazer pelo aprendizado, ser questionador), aprenda a fazer (manifestar suas habilidades por meio de iniciativas, desafios, proatividade e desenvolvimento das relações interpessoais – aqui é essencial combinar as competências técnicas com gerenciais), aprenda a conviver (lidar com as percepções e dores no dia a dia com os colegas de trabalho, aplicar a empatia e competências comportamentais) e aprenda a ser (desenvolvimento pessoal, ir além da ideia que você está em um processo de aprendizado com o fim apenas do trabalho, interiorize que é um conhecimento adquirido para toda a vida). Expandir e investir conhecimento em competências comportamentais e gerenciais é uma grande chave de aplicação do conceito e investimento em sua carreira. Profissionais que têm um grande leque de habilidades não somente técnicas estão bem colocados no mercado de trabalho e em crescente sucesso profissional. E aí, vamos investir mais em você?
Lara Paulinny é publicitária e relações públicas, especialista
em marketing digital, vendas e trade marketing, inovação
e empreendedorismo e gestão de negócios.