Os looks da vice-presidente Kamala Harris repercutiram na mídia.
“Mulheres que lutaram e se sacrificaram tanto pela igualdade, liberdade e justiça para todos, que muitas vezes são esquecidas, mas tantas vezes provam que são a espinha dorsal de nossa democracia. Todas as mulheres que trabalharam para garantir e proteger o direito ao voto”, afirmou Kamala no primeiro discurso pós-vitória.
O início de novembro foi marcado pelas eleições para presidência dos Estados Unidos. A chapa ganhadora foi a do partido democrata de Joe Biden e Kamala Harris. Ambos quebraram recordes, mas enquanto o presidente eleito teve sua trajetória política amplamente divulgada, a vice foi destaque pelos looks. Biden é o presidente mais velho eleito nos EUA. Já Kamala fez história sendo a primeira mulher, e negra, a ocupar o cargo de vice-presidente no país. Estes marcos estamparam capas de jornais, mas o que chamou atenção foi como os looks da vice-presidente repercutiram na mídia. Ela já tinha atingido outros feitos importantes anteriormente, como ser a primeira procuradora-geral negra da Califórnia e a primeira sul-asiática no Senado. Esses fatos não pareceram ser tão importantes para as pessoas, tanto quanto as roupas de Harris. Com blazer, calça e tênis all star, Kamala chamou atenção no mundo da moda e ainda chegou a ser comparada com primeiras-damas. Por mais que ela seja uma referência e possa ser tratada como uma inspiração elegante e esportiva, não houve notícias sobre o estilo de Biden. Em um momento que pedimos igualdade e vemos mais homens sendo inseridos na moda e mulheres na política, não podemos dar espaço para diferenças assim. Kamala já devia imaginar esse tipo de repercussão, pois fez questão de expressar uma mensagem com o primeiro look usado após o resultado da eleição. Ela usou um terno ‘all white’ e um broche com a bandeira dos EUA assinado pela estilista Carolina Herrera. Essa cor é considerada símbolo do movimento sufragista desde 1913 e foi a forma que a vice-presidente escolheu para referenciar as mulheres que lutaram para conseguir o poder do voto. “Esta noite, reflito sobre a luta delas. Posso ser a primeira mulher neste escritório, mas não serei a última”, afirmou no discurso.
Outro look da vice-presidente que chamou atenção foi uma jaqueta com as cores do arco-íris. Ela usou na Pride Day, evento mundialmente conhecido por celebrar a comunidade LGBTQ+.
Darah Gomes é jornalista especializada em moda.
@In.Darah I www.indarah.com