Revista Cult – Edição 182 – versão digital acesse: https://revistacultnet.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Cult-182.pdf
Dificuldades de aprendizagem: como a neuropsicopedagogia pode ajudar a identificar e intervir nos problemas de aprendizagem?
O espaço de aprendizagem Eduka Udi foi estruturado com o objetivo de minimizar as dificuldades de aprendizagem, oriundas do período da pandemia da COVID-19, em que os estudantes estiveram fora da sala de aula com a troca do ambiente presencial pelo virtual, ocasionando um período crítico, especialmente, para os discentes das séries iniciais em período de alfabetização.
Pensando no desenvolvimento pleno do aprendente, a nossa proposta de atendimento pedagógico e neuropsi- copedagógico visa compreender e atender às necessidades específicas, relacionadas ao desenvolvimento acadêmico de cada estudante, bem como auxiliar na fixação e na aplicação prática do conteúdo ministrado em sala de aula, em sua vida ou em atividades diárias. Aqui, o discen- te aprende de forma instigante, prazerosa e significativa, o que auxilia na melhoria do seu desempenho escolar na escola regular.
Com o retorno do ensino presencial pós-pandemia nas escolas desde 2022, vimos um crescente aumento de crianças que têm sofrido com os prejuízos na aprendizagem ainda decorrentes do isolamento social. As crianças com DISLEXIA, TDAH, TEA e as que apresentam dificuldades de aprendizagem de maneira significativa sentiram ainda mais a falta de um acompanhamento profissional mais próximo, mas, agora, é hora de reverter esse quadro, pro- movendo a inclusão social e educacional, atuando, avaliando e intervindo nesses casos.
Para atuar, avaliar e intervir de maneira significativa, há a neuropsicopedagogia, que é uma ciência que estuda o processo de aprendizagem, considerando as funções cerebrais e cognitivas envolvidas, e pode ajudar a identificar e mediar esses problemas, por meio de uma abordagem interdisciplinar. A avaliação neuropsicológica é uma técnica utilizada pela neuropsicopedagogia para identificar as áreas em que o indivíduo apresenta dificuldades e, as- sim, elaborar um plano de intervenção personalizado. A intervenção pode envolver estratégias, como a reeducação das funções cognitivas, a adaptação do ambiente de aprendizagem e o treinamento de habilidades específicas. Com uma mediação adequada, é possível minimizar as dificuldades e potencializar as habilidades do indivíduo, favorecendo seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Eduka Udi — Espaço de Aprendizagem “Transformando a educação com amor”!
Profissional: Angela Maria Bernardes Hernelson — Pedagoga, especialista de educação básica, psicomotricista e pós-graduanda em neuropsicopedagogia. Confira a revista digital:
Dificuldades de aprendizagem: como a neuropsicopedagogia pode ajudar a identificar e intervir nos problemas de aprendizagem?
O espaço de aprendizagem Eduka Udi foi estruturado com o objetivo de minimizar as dificuldades de aprendizagem, oriundas do período da pandemia da COVID-19, em que os estudantes estiveram fora da sala de aula com a troca do ambiente presencial pelo virtual, ocasionando um período crítico, especialmente, para os discentes das séries iniciais em período de alfabetização.
Pensando no desenvolvimento pleno do aprendente, a nossa proposta de atendimento pedagógico e neuropsi- copedagógico visa compreender e atender às necessidades específicas, relacionadas ao desenvolvimento acadêmico de cada estudante, bem como auxiliar na fixação e na aplicação prática do conteúdo ministrado em sala de aula, em sua vida ou em atividades diárias. Aqui, o discen- te aprende de forma instigante, prazerosa e significativa, o que auxilia na melhoria do seu desempenho escolar na escola regular.
Com o retorno do ensino presencial pós-pandemia nas escolas desde 2022, vimos um crescente aumento de crianças que têm sofrido com os prejuízos na aprendizagem ainda decorrentes do isolamento social. As crianças com DISLEXIA, TDAH, TEA e as que apresentam dificuldades de aprendizagem de maneira significativa sentiram ainda mais a falta de um acompanhamento profissional mais próximo, mas, agora, é hora de reverter esse quadro, pro- movendo a inclusão social e educacional, atuando, avaliando e intervindo nesses casos.
Para atuar, avaliar e intervir de maneira significativa, há a neuropsicopedagogia, que é uma ciência que estuda o processo de aprendizagem, considerando as funções cerebrais e cognitivas envolvidas, e pode ajudar a identificar e mediar esses problemas, por meio de uma abordagem interdisciplinar. A avaliação neuropsicológica é uma técnica utilizada pela neuropsicopedagogia para identificar as áreas em que o indivíduo apresenta dificuldades e, as- sim, elaborar um plano de intervenção personalizado. A intervenção pode envolver estratégias, como a reeducação das funções cognitivas, a adaptação do ambiente de aprendizagem e o treinamento de habilidades específicas. Com uma mediação adequada, é possível minimizar as dificuldades e potencializar as habilidades do indivíduo, favorecendo seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Eduka Udi — Espaço de Aprendizagem “Transformando a educação com amor”!
Profissional: Angela Maria Bernardes Hernelson — Pedagoga, especialista de educação básica, psicomotricista e pós-graduanda em neuropsicopedagogia. Confira a revista digital:
Dificuldades de aprendizagem: como a neuropsicopedagogia pode ajudar a identificar e intervir nos problemas de aprendizagem?
O espaço de aprendizagem Eduka Udi foi estruturado com o objetivo de minimizar as dificuldades de aprendizagem, oriundas do período da pandemia da COVID-19, em que os estudantes estiveram fora da sala de aula com a troca do ambiente presencial pelo virtual, ocasionando um período crítico, especialmente, para os discentes das séries iniciais em período de alfabetização.
Pensando no desenvolvimento pleno do aprendente, a nossa proposta de atendimento pedagógico e neuropsicopedagógico visa compreender e atender às necessidades específicas, relacionadas ao desenvolvimento acadêmico de cada estudante, bem como auxiliar na fixação e na aplicação prática do conteúdo ministrado em sala de aula, em sua vida ou em atividades diárias. Aqui, o discente aprende de forma instigante, prazerosa e significativa, o que auxilia na melhoria do seu desempenho escolar na escola regular.
Com o retorno do ensino presencial pós-pandemia nas escolas desde 2022, vimos um crescente aumento de crianças que têm sofrido com os prejuízos na aprendizagem ainda decorrentes do isolamento social. As crianças com DISLEXIA, TDAH, TEA e as que apresentam dificuldades de aprendizagem de maneira significativa sentiram ainda mais a falta de um acompanhamento profissional mais próximo, mas, agora, é hora de reverter esse quadro, pro- movendo a inclusão social e educacional, atuando, avaliando e intervindo nesses casos.
Para atuar, avaliar e intervir de maneira significativa, há a neuropsicopedagogia, que é uma ciência que estuda o processo de aprendizagem, considerando as funções cerebrais e cognitivas envolvidas, e pode ajudar a identificar e mediar esses problemas, por meio de uma abordagem interdisciplinar. A avaliação neuropsicológica é uma técnica utilizada pela neuropsicopedagogia para identificar as áreas em que o indivíduo apresenta dificuldades e, as- sim, elaborar um plano de intervenção personalizado. A intervenção pode envolver estratégias, como a reeducação das funções cognitivas, a adaptação do ambiente de aprendizagem e o treinamento de habilidades específicas. Com uma mediação adequada, é possível minimizar as dificuldades e potencializar as habilidades do indivíduo, favorecendo seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Eduka Udi — Espaço de Aprendizagem “Transformando a educação com amor”!
Profissional: Angela Maria Bernardes Hernelson — Pedagoga, especialista de educação básica, psicomotricista e pós-graduanda em neuropsicopedagogia.