O sistema de modelagem virtual do BIM – Building Information Modeling (Modelagem de Informações da Construção) – é a evolução para que haja planejamento, simulação, representação gráfica de alta qualidade, compatibilização e economia de tempo e dinheiro em qualquer obra.
E como isso acontece?
Por meio do uso dessa tecnologia, nós, profissionais da construção civil, principalmente arquitetos, representamos as nossas criações em modelo tridimensional com todas as informações que as compõem, como acabamentos, estruturas, pontos hidráulicos, elétricos, movimentação de terra, cobertura, entre outros.
E qual a importância do BIM na construção civil e no seu dia a dia?
Em projetos particulares e públicos, o sistema BIM permite a análise de riscos e pré-visualização do objeto a ser construído, além de possibilitar a integração dos projetos complementares de forma inteligente e concisa.
Além disso, possibilita simular a implantação do objeto no terreno, definir corte e aterro com precisão e produzir o estudo solar, que influencia diretamente no conforto ambiental do futuro objeto a ser construído. Atuo no mercado há uma década com o sistema BIM e posso garantir que suas vantagens vão além de possibilitar projetos arquitetônicos detalhados e tecnicamente ricos em informações. É a otimização durante o processo de projetos e consequentemente durante a execução da obra, resultando em economia financeira e tempo.