A segunda edição do Congresso AGIR, promovido pela Unimed Uberlândia, reuniu mais de 400 participantes no último dia 19 de agosto, em uma plenária rica em debates sobre temas estratégicos ligados a auditoria, governança, integridade, riscos e ESG. Episódios de um podcast gravado com participantes no local dará perenidade ao conteúdo e, em breve, estarão disponíveis nos canais da cooperativa.
Com 31 profissionais no palco, o congresso apresentou uma programação intensa, gerando mais de 10 horas de conteúdo, em nove painéis e duas palestras magnas, trazendo diferentes perspectivas e experiências sobre os desafios da governança corporativa e da gestão responsável no cenário atual. Entre os principais nomes do dia estiveram Estevan Sartoreli, que apresentou o case da Dengo Chocolates, empresa referência em sustentabilidade e impacto social; e Ademir Filho, psicanalista e neurocientista com mais de duas décadas de atuação, que compartilhou com a plateia suas experiências em desenvolvimento humano ao redor do mundo.
Durante as apresentações, e em entrevistas concedidas para a imprensa, o presidente do Conselho de Administração da Unimed Uberlândia, Dr. Marcelo Sinicio, destacou o compromisso da Unimed Uberlândia com a sustentabilidade. Ele revelou que o evento foi reconhecido como neutro em carbono, certificado que simboliza a importância dada pela Unimed Uberlândia a questões relativas ao equilíbrio ambiental. “O Congresso AGIR recebeu o Selo Evento Neutro, emitido pela Eccaplan, que reconhece a compensação das emissões de carbono geradas na preparação e durante o evento, por meio do apoio a projetos ambientais brasileiros certificados”, informou. Na avaliação do conselheiro, o congresso ocorreu com a finalidade de unir conhecimento, propósito e impacto social, além de explorar a intersecção das áreas de auditoria, governança, gestão de riscos, compliance e ESG. “Vivemos um momento rico de troca de conhecimentos, com as palestras magnas e painéis simultâneos”, afirmou. O presidente destacou ainda que o conhecimento gerado pelo congresso está preservado e será disponibilizado a toda a população. “Nesta edição, o AGIR reforçou seu caráter de difusão do conhecimento ao preparar a produção de 15 episódios do Podcast AGIR, que estarão disponíveis em breve nos canais da cooperativa, no YouTube e Spotify, ampliando o alcance dos debates”, concluiu Dr. Marcelo Sinicio.
O diretor da AEGEA Saneamento, Percival Gratti Júnior, também avaliou positivamente a relevância dos temas tratados, destacando que “a Unimed Uberlândia está de parabéns por executar uma intervenção importante como esta, que aborda governança, riscos, compliance e auditoria – todos de grande impacto para a sociedade. Quando temos uma companhia séria, organizada e ética, que valoriza a gestão de riscos e controles, os produtos e serviços entregues ao consumidor final carregam um selo de qualidade que brilha mais forte. É um tema muito relevante e que precisa ser levado a sério”, pontuou.
Com público formado por gestores, profissionais da saúde, auditores e especialistas em governança e compliance, o AGIR reafirma-
se como um espaço de formação, troca de experiências e atualização profissional. O painelista Fabiano Catran, da Seguros Unimed, destacou a evolução da parceria com a Unimed Uberlândia e os impactos do congresso no mercado. “Este é o meu segundo ano participando do Congresso AGIR. A Seguros Unimed e a Unimed Uberlândia são grandes parceiras, e diariamente intensificamos nosso processo de contato, auxiliando no combate às fraudes e na estruturação de novas oportunidades comerciais. É notória a evolução da Unimed Uberlândia nesse cenário, e eventos como este só engrandecem e potencializam novas oportunidades em um mercado tão competitivo como o nosso”, disse Catran.
Para o consultor Ricardo Vasconcelos, que acompanhou todas as palestras do evento, a atualização profissional proporcionada pelo congresso foi um ponto alto. “Aproveitei muito os conteúdos de gestão de riscos e governança do AGIR 2025, que para mim foi uma atualização valiosa. Como consultor que atua nas linhas de cuidados Materno-Infantil e Mente Saudável, prestando serviços para a própria Unimed Uberlândia, já vou aplicar vários insights dos palestrantes, sempre alinhados aos conceitos relacionados a valor em saúde: medir desfechos, melhorar a experiência e manter o paciente no centro com custo sustentável”, comentou.
O congresso também contou com uma ação solidária, arrecadando mais de 240 litros de leite, que serão destinados à Pastoral Anjos das Ruas. A ação proposta pelo Instituto Unimed Uberlândia reforça o papel social do evento junto à comunidade.