CURSO DE MEDICINA DE ARAGUARI É REFERÊNCIA NO BRASIL

 

FACULDADE DE MEDICINA EM ARAGUARI DESPONTA ENTRE AS MELHORES DO PAÍS

Com o slogan “Construindo Conhecimento, Transformando Vidas”, o Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari vem revolucionando a Educação Superior em Minas Gerais. Há 17 anos em Araguari, a faculdade oferece um ensino de excelência com corpo docente extremamente qualificado (52% de mestres e doutores), metodologias inovadoras e uma moderna infraestrutura. Os incontáveis esforços e investimentos feitos nos últimos 5 anos são reconhecidos pela sociedade e também pelo Ministério da Educação – MEC, que conferiu nota 4 (em uma escala de 0 a 5) ao IMEPAC, certificando a qualidade da instituição. Também avaliado com nota 4 pelo MEC, o curso de Medicina do IMEPAC vem despontando como um dos melhores do país. Iniciando suas atividades em 2005, o curso de Medicina já formou cerca de 1000 profissionais, com um alto índice de aprovação nos melhores programas de residência médica do país e, com grande destaque no mercado de trabalho. Segundo José Júlio Lafayette, diretor executivo do instituto, o reconhecimento que o IMEPAC vem recebendo é fruto de muito trabalho, investimento e compromisso com a educação. “Nós contamos com uma equipe extremamente comprometida e gabaritada, profissionais reconhecidos, tanto no campo profissional, quanto acadêmico. Além disso, investimos bastante em infraestrutura qualificada e moderna para oferecer o melhor aos nossos alunos”.

Teoria aliada à Prática: o segredo do sucesso

Além de todo o suporte pedagógico, um dos grandes diferenciais do IMEPAC é sua plena inserção no Sistema Único de Saúde do município, possibilitando que o estudante realize atividades práticas desde o 1º período. “Atuamos em todas as Unidades Básicas de Saúde, Policlínica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e também no Hospital-Escola Santa Casa de Misericórdia, permitindo que o nosso aluno transite pelos diversos cenários, sempre acompanhado por um profissional/docente capacitado”, completou José Júlio. Tais parcerias possibilitam que, ao final do curso, o discente dê continuidade em sua formação médica no próprio município a partir da oferta de Residência Médica em Clínica Médica, Pediatria e Saúde da Família e Comunidade. Outro diferencial do IMEPAC na formação acadêmica é o período de Internato Médico. Trata-se de um momento de intensa atividade prática, no qual o
aluno tem a oportunidade de vivenciar fortemente a teoria aprendida ao longo dos anos em sala de aula. É neste momento também que os professores identificarão os pontos a melhorar de cada estudante, realizando um trabalho individualizado. Atualmente, a instituição possui convênio de Internato Médico com diversas cidades: Araguari, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Itumbiara, Monte Carmelo, Uberlândia, dentre outras.

Centro Ambulatorial Dr. Romes Nader

Centro Ambulatorial IMEPAC
A fim de transpor os muros da instituição e cumprir seu papel de agente transformador da sociedade de uma forma efetiva, o IMEPAC Araguari exerce sua responsabilidade social por meio de diversas ações. Atualmente, a instituição possui 28 projetos de extensão e 2 programas, oferecendo à comunidade diversos serviços (educação infantil, aulas de ballet e inglês, assistência jurídica etc.) e contribuindo com o bem-estar da população. Além desses projetos, em 2016 foi inaugurado o Centro Ambulatorial Dr. Romes Nader, ambulatório próprio do IMEPAC no qual são oferecidos atendimentos em saúde gratuitos, humanizados e de qualidade para a população de Araguari e região. Com uma infraestrutura imponente, o Centro Ambulatorial possui 42 consultórios, um anfiteatro totalmente moderno e equipado, salas de aula, centro de convivência e quatro recepções para um rápido atendimento e direcionamento dos atendidos. Além disso, todos os prontuários são eletrônicos, proporcionando um melhor controle de cadastros e histórico dos pacientes. No local, pacientes exclusivos do SUS têm acesso a atendimentos em 28 especialidades médicas diferentes e ali mesmo podem realizar gratuitamente serviços complementares como Colpocitologia, Eletrocardiograma, Ultrassonografia, Exames Bioquímicos e, mais recentemente, Oftalmológicos.

O diretor executivo José Júlio Lafayette esclarece que “o Ambulatório é 100% custeado pelo IMEPAC. O que nos deixa muito orgulhosos, pois, só em 2017, cerca de 20.000 pessoas foram atendidas lá”. Quantos às especialidades médicas disponibilizadas, o diretor do curso de Medicina, Prof. Dr. Marcelo Cardoso de Assis, enfatiza que todas as demandas são geradas nas Unidades Básicas de Saúde e, em seguida, encaminhadas para o Centro Ambulatorial. “Esses atendimentos estão focados dentro daquilo que o IMEPAC tem dentro do seu corpo docente: professores e profissionais extremamente qualificados e com expertise em sua área de atuação. Assim, o Centro Ambulatorial se coloca na vanguarda do atendimento, protagonizando ações com uma vertente social muito forte que impacta não só na saúde da comunidade, mas na formação de nossos alunos”.

Centro de Simulação Realística, Laboratório de Análises Clínicas e Clínica Veterinária IMEPAC

Novos Investimentos
Ao lado do Centro Ambulatorial já se encontra, em fase final de construção, uma grandiosa infraestrutura de 3.598,95m² na qual serão instaladas a Clínica Veterinária, o Laboratório de Análises Clínicas e o Centro de Simulação Realística do IMEPAC. Tantos investimentos têm como fim único proporcionar aos alunos um dos melhores ensinos do país e suprir as demandas da população. No Laboratório de Análises Clínicas IMEPAC será possível que o paciente agende e/ou realize os exames gratuitamente logo após a consulta no Centro Ambulatorial, agilizando o processo de retornos, diagnósticos e tratamentos. Já o Centro de Simulação Realística possibilitará que os estudantes tenham acesso às mais elevadas tecnologias de ensino em saúde, com manequins de última geração, sendo esse o maior centro de simulação do país. “Além de atender centenas, ou até milhares de pessoas por mês, vamos gerar inúmeros empregos diretos e indiretos. É um investimento grande e muito necessário, tanto para os nossos alunos, quanto para a comunidade”, comentou José Júlio Lafayette, diretor executivo do IMEPAC. No mês de julho, inclusive, a faculdade enviou uma comitiva de cinco professores para Boston (EUA), a fim de que eles recebessem um treinamento especial, com pesquisadores da Universidade de Harvard, e adquirissem o conhecimento necessário para implementar a tecnologia no Centro de Simulação do IMEPAC. “O que estamos propondo é algo, até então, inimaginável para Araguari e que colocará a cidade como referência nacional, quiçá internacional, dada a grandiosidade do projeto”, pontuou o Prof. Dr. Marcelo Cardoso.

Expresso Saúde: indo ao encontro de quem precisa
Mais uma vez, o IMEPAC Araguari vem inovar e fazer a diferença na comunidade. Recentemente, a instituição investiu na aquisição de um ônibus itinerante adaptado para a prestação de serviços em saúde. O
“Expresso Saúde” possui três consultórios completos e totalmente equipados. Segundo José Júlio Lafayette, a ideia surgiu a partir da preocupação em ir ao encontro e atender um maior número de pessoas, viabilizando consultas em diversas especialidades médicas, realização de exames e encaminhamentos. “Será um ônibus climatizado, todo adaptado e, com certeza, vai ajudar muito na qualidade dos serviços de saúde prestados, alcançando um maior número de pessoas”.

Vestibular Medicina 2019/1
As inscrições para o Vestibular Medicina IMEPAC 2019/1 estarão abertas de 10/09 a 08/10. As provas estão agendadas para o dia 21 de outubro em Araguari e Campo Grande. Mais informações no site imepac.edu.br.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *