MUITO ALÉM DO ERP

Serifa Comunicação

Fotos: Divulgação

 

APOIANDO O CRESCIMENTO DE MILHARES DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORES, DE NORTE

A SUL DO PAÍS, POR MEIO DA TECNOLOGIA, TOTVS SIMPLIFICA O MUNDO DOS NEGÓCIOS

O avanço da tecnologia dos últimos anos tem permitido mais agilidade no relacionamento entre empresas e clientes. Acreditando no empresariado brasileiro, no poder transformador da tecnologia e na simplicidade para aumentar resultados, a TOTVS consolidou sua história provendo soluções de negócios para empresas de todos os portes, atuando com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina.

Fundada em 1983 e sediada em São Paulo, a TOTVS é líder absoluta no mercado SMB no Brasil e vem ao longo dos anos trazendo essa tendência e evoluindo junto aos seus mais de 30 mil clientes, distribuídos em 12 setores da economia. Hoje é a maior empresa de desenvolvimento de software de gestão do país, investindo R$ 1.6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências do setor.

A companhia tem mais de 50% de market share no mercado nacional e 32% na América Latina. É a 25ª marca mais valiosa, segundo o ranking da Interbrand e a única marca B2B, com R$ 2.3 bilhões de faturamento em 2018. No mesmo ano, a TOTVS fechou com aceleração do crescimento orgânico em Receita de Software, atingindo alta de 6% no ano. A receita recorrente representa 73% da Receita de Software em 2018.

Desde então, a empresa vem reforçando sua atuação com foco em software: ERP, Analytics, BPM, E-commerce, GED, Fiscal, RH e CRM; com os serviços voltados para os seguimentos de agronegócios, construção e projetos, distribuição, educacional, hospitalidade, jurídico, logística, manufatura, saúde, serviços financeiros, serviços e varejo. A TOTVS está presente em 41 países com filiais e centros de desenvolvimento.

No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, conta com parceria do CEO, Marcílio Otoni, à frente da companhia há 22 anos. As atividades da TOTVS na região tiveram início em 1995. Em 2008, tornou-se uma franquia TOTVS, incorporando as suas operações RM, Logocenter e Datasul. Atendendo diversos segmentos e portes de empresas, sua missão é levar inovação e soluções altamente especializadas em redução de custos e despesas, aumento de produtividade e lucratividade.

Primeiro software

O sistema Microsiga, atualmente Protheus, foi o primeiro software desenvolvido pela TOTVS – o sistema virou o carro-chefe da companhia. O software se chamava Siga Advanced e se diferenciava dos demais produtos da TOTVS porque permitia a personalização de formulários de acordo com as necessidades do cliente. Novas gerações do Siga Advanced se sucederam, consolidando a companhia no mercado interno. Protheus, o ERP da TOTVS é líder no Brasil e na América Latina.

A TOTVS se posiciona como uma parceira de negócios centrada em software, conectando marcas e pessoas para que elas tenham a melhor experiência. Acreditando no Brasil que faz, a companhia sabe que os sonhos e desafios são atributos que movem tantas empresas pelo país. Por isso, tem orgulho de fazer parte de tantas histórias e por contribuir com seus negócios em todos esses anos.

São mais de três mil desenvolvedores que acreditam na força da comunidade e na importância da troca de conhecimento para que as empresas tenham acesso aos melhores softwares e aplicações para crescerem. Para auxiliar nesse processo, a empresa criou o programa TOTVS Developers. Além disso, para conectar empresas que precisam inovar e startups que têm potencial de crescimento, a empresa lançou o iDEXO, instituto com esse foco.

Com pioneirismo, evolução e liderança, a TOTVS multiplicou os negócios ao longo de sua trajetória, apoiando o crescimento de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio da tecnologia. Com o objetivo de alcançar bons resultados, a empresa trabalha a partir da jornada do cliente, para que ele tenha uma boa experiência, buscando seu sucesso com o compromisso de impulsionar o mercado nacional. A companhia é a única empresa de TI brasileira presente em rankings globais de inovação, graças aos investimentos constantes em pesquisa e desenvolvimento que permitem entregar tecnologia de ponta aos clientes e ir muito além do ERP, sem deixar de lado a responsabilidade com a sociedade.

Inovação

Nos últimos meses, a TOTVS lançou a “Techfin”, que nada mais é que a junção das palavras tecnologia e financeira. Não é um jogo de palavras, mas sim uma mostra clara de que a TOTVS continuará fazendo o que faz de melhor: aplicar tecnologia e uso inteligente de dados para simplificar, baratear e ampliar o acesso de seus clientes aos serviços oferecidos em parceria com o mercado financeiro. Uma evolução natural se pensar que a TOTVS, desde o início, ajuda os clientes na gestão de seus negócios.

Para Dennis Herszkowicz, CEO da TOTVS, a companhia precisa de novos mercados, porque mesmo fazendo o que faz hoje e tendo sucesso, se a empresa quer continuar crescendo com o ritmo acelerado por mais dez anos é necessário continuar inovando. Segundo ele, quando olha esses novos mercados, o lado de serviços financeiros é algo que interessa, não só pelo tamanho, mas porque entende que hoje os serviços financeiros ainda são os mais caros, de difícil acesso e não são simples. Essa novidade pode melhorar bastante a jornada do cliente. Contudo, a TOTVS vai continuar sendo uma empresa de tecnologia, já que o novo só vai surgir por causa do core de tecnologia e software que a companhia tem.

 

Instituto da Oportunidade Social

Foto: Anna Carolina Negri
www.acnegri.com

Pensando no investimento social e estratégico, a TOTVS criou junto com parceiros o Instituto da Oportunidade Social (IOS), que atua na formação profissional de jovens e pessoas com deficiência, promovendo o acesso às oportunidades do mercado de trabalho.

O projeto nasceu em 1998, com uma iniciativa voluntária de um grupo de colaboradores da empresa Microsiga Software S/A – atual TOTVS – com o objetivo de proporcionar acesso à informática para jovens de baixa renda, por meio de programas de capacitação profissional que colaborassem também com a sua formação educacional.

Em 2008, o IOS expandiu o seu escopo de atuação, passando a oferecer seus serviços também para pessoas com deficiência. Desde sua fundação, mais de 32 mil alunos já foram formados. Hoje, o IOS possui dez unidades no Brasil e conta com parceiros locais que oferecem a infraestrutura e o conhecimento sobre a comunidade em que estão inseridas para ampliar cada vez mais o impacto social. Em Uberlândia mais de 267 jovens passaram pelo projeto.

Para o CEO da TOTVS Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Marcílio Otoni, o programa apresenta aos alunos informática básica, processos administrativos com base em um software de gestão líder de mercado e ainda reforço de português, matemática e noções de cidadania.

 

Laércio Cosentino, fundador da TOTVS

Linha do tempo

Em 1983, o engenheiro eletricista, Laércio José de Lucena Cosentino criou, em parceria com o seu chefe Hernesto Haberkorn, a empresa Microsiga, que no início de 2006 passou ser TOTVS, abrindo seu capital na Bovespa. O dinheiro ganho no processo foi revertido na compra de suas principais concorrentes em território nacional, a RM Sistemas, em 2006, e dois anos depois, em 2008, a Datasul.

A sociedade nasceu com o objetivo de produzir softwares destinados aos pequenos e médios negócios. Em 1989, a Microsiga acoplou o outro empreendimento de Haberkorn, a Siga. Laércio e seu sócio apostaram no crescimento da organização através da expansão de franquias.

Laércio Cosentino, 59 anos, é formado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Sua carreira e história consolidaram-se no setor de TI, especialmente com a fundação da TOTVS em 1983. Desde então é líder absoluta no Brasil e presente em 41 países.

Atualmente, Cosentino é um dos principais líderes do mercado brasileiro de software, ativo na defesa e fortalecimento da indústria de TI. Além de acompanhar a companhia, é vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), vice-presidente do Conselho de Administração da B3, presidente do Conselho da Mendelics, dentre outras atividades.

Em novembro de 2018, Cosentino passou o cargo de CEO para Dennis Herszkowicz, ex-CFO da Linx, que responde pela condução da estratégia de crescimento, operação, resultados, gestão de pessoas. O fundador da empresa sai do comando no dia a dia para ser o presidente do Conselho de Administração.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *