Lucas Bianchinni | Técnico em Operações e Mercado
Coloque o cliente em primeiro lugar, sem ele não haverá empresa.
Clientes normalmente não procuram apenas produtos ou serviços, pleiteiam adquirir a satisfação de suas necessidades. E essas tornam-se cada vez mais difíceis de ser atendidas. Então, é necessário perguntar repetidamente: o que os nossos clientes esperam de nós? Muitas empresas hoje em dia preocupam-se apenas com a era digital e focam seus investimentos em tecnologia e se esquecem do serviço agregado ao produto, o atendimento ao cliente. Para ter um layout eficiente é preciso provocar boas experiências no consumidor, como conforto, rapidez, prazer em realizar a compra, diversão, bem-estar, sofisticação e prestígio. Entretanto, ressalto que não adianta o estabelecimento apresentar sofisticação e causar a sensação de bem-estar e prestígio durante as compras se, ao chegar ao caixa, a demora exaustiva no atendimento, seja por causa de um sistema de caixa ineficiente ou por despreparo dos funcionários, isso pode destruir todo o trabalho de formatação da loja. Duas atitudes são essenciais para o sucesso de qualquer empresa: bom treinamento de seus funcionários e um sistema eficiente, capaz de fornecer a agilidade e tranquilidade que o colaborador e o consumidor precisam. Afinal de contas, nada pior do que tentar trabalhar e o sistema impossibilitar, não é mesmo? Para a implantação eficaz do marketing de relacionamento, a empresa deve ser suscetível a mudar as suas ações: deve passar a trabalhar focada em atendimento individual e não somente para a venda de produtos e serviços, assim satisfazendo necessidades e desejos do cliente e possibilitando uma relação duradoura que leve à personalização, e consequentemente, à fidelização, neste sentido podemos dizer que a satisfação e fidelização devem fazer parte dos desejos de qualquer organização. Sempre coloque o cliente em primeiro lugar, sem cliente não haverá empresa, se houver um investimento em treinamento dos funcionários para um melhor atendimento, assim a empresa se destacará e transformará este investimento em lucros.
Lucas Bianchinni – MBA em Gestão de Vendas e Trade Marketing, MBA em Gestão de Projetos, MBA em Gestão Estratégia de Negócios, Graduado em Administração, Graduado em Processos Gerenciais, CPA – 20 ANBIMA, CPA – 10 ANBIMA, Técnico em Operações & Mercado.