Cirurgia ortognática 

Dr. Júlio Bisinotto | Cirurgião Bucomaxilofacial

Fotos Divulgação

Uso da tecnologia no planejamento virtual da cirurgia ortognática

Quando falamos em cirurgia ortognática sempre ouvimos vários tipos de questionamentos. Cirurgia na boca? Como assim? Mas cirurgia para corrigir a mordida? Mordida errada não corrige só com aparelho? Isso existe? Isso deve doer muito? A necessidade de corrigir a mordida errada com aparelho ortodôntico é mais comum do que se imagina. Muitos pacientes chegam ao consultório ansiosos para saber o que tem de diferente neste tipo de tratamento, e logo perguntam se realmente o caso dele só é possível de ser corrigido com a temida cirurgia ortognática. A cirurgia ortognática, como o próprio nome diz, tem o objetivo de corrigir o posicionamento dos maxilares. “Ortho” vem do latim e significa correto e a palavra “Gnatos” se refere aos maxilares. Portanto, nesse tratamento, temos o objetivo de posicionar corretamente os maxilares, que compreendem a maxila e a mandíbula. Mas não basta a parte óssea estar posicionada corretamente na face se os dentes não se encontrarem em harmonia. Por isso, este tratamento está sempre associado ao uso de aparelhos ortodônticos. Com o desenvolvimento das técnicas cirúrgicas e a evolução na aquisição dos exames de imagem, também o planejamento cirúrgico passou por uma transformação revolucionária. Com a evolução dos softwares de simulação

cirúrgica hoje é possível transferir todo o planejamento cirúrgico virtual para a sala de cirurgia. De forma simplificada, o planejamento cirúrgico virtual é o processo que utiliza dados clínicos e estudos de imagem do paciente para simular uma cirurgia e depois transferir os movimentos planejados para o ato cirúrgico, utilizando guias personalizados que são impressos, utilizando impressoras 3D. Este sistema de planejamento 3D aumentou a precisão do procedimento cirúrgico, proporcionando uma grande melhora nos resultados, além de torná-lo mais rápido e diminuir o tempo de recuperação pós-operatória. Aliar tratamentos de alta complexidade com resultados de excelência sempre foi o objetivo de todos os profissionais que lidam no campo da cirurgia ortognática. Alcançar resultados de excelência é possível hoje quando se utiliza a tecnologia a favor destes tratamentos. E é justamente isso que o planejamento virtual traz. Segurança, precisão e conforto são fatores que buscamos quando nesta área.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.