As lições do novo coronavírus

Como os impactos na rotina por conta do COVID-19 geram reflexões sobre sua vida profissional e pessoal

 

Com grande parte da população vivendo dias de isolamento devido a pandemia do novo coronavírus, as alterações nos hábitos dos brasileiros em um curto período de tempo podem acarretar em aprendizados fundamentais para o seu cotidiano. À vista disso, separamos três lições para serem empregadas no seu dia-a-dia após o retorno das suas atividades.

Mudanças de hábitos são as principais consequências do novo coronavírus. Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini.

 

O boom do home office

A prática de trabalhar em casa tem se transformado em uma ferramenta essencial para diversas profissões nos últimos anos. De acordo com o IBGE, 3,8 milhões de brasileiros exerciam suas atividades profissionais através do home office em 2018, estabelecendo o maior crescimento do setor naquele ano.

O analista de sistema e líder técnico, Adan Santos, completa dois anos trabalhando em home office e afirma que a qualidade de vida é uma das principais vantagens dessa ferramenta, mas é necessário um período de adaptação para aqueles que estavam familiarizados com o local de trabalho designado pelo empregador.

“Para produzir mais dentro de casa é necessário desenvolver uma rotina. Separar um ambiente para realizar suas tarefas profissionais e evitar distrações que podem prejudicar seu desempenho durante a carga horária”, revela o analista.

 

Hábitos de higiene

Com a disseminação do novo coronavírus, o alerta para as práticas de higiene pessoal é recordado diariamente pelas autoridades de saúde a fim de evitar a propagação do vírus. Essas orientações inferem que os hábitos de higiene foram perdidos com o passar do anos e os nossos costumes se adaptaram a velocidade dos novos tempos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), lavar as mãos é a maneira mais eficiente para matar o vírus. Além disso, o órgão recomenda a utilização de produtos a base de álcool com índices em torno de 70% para limpeza das mãos.

Dessa forma, quando a rotina voltar ao normal, procure preservar os hábitos de higiene que foram restaurados por conta da pandemia. Carregar o álcool gel de índice 70% na bolsa ou na mochila e lavar as mãos sempre quando necessário podem evitar possíveis contaminações com diferentes tipos de vírus.

 

Dedicar tempo para você e sua família

O isolamento dentro de casa é fundamental para fortalecer os laços familiares que são rompidos devido a rotina desgastante do cotidiano. Por isso, acompanhar a rotina dos filhos, realizar atividades em companhia familiar, entrar em contato constante com parentes distantes e estar à disposição para ajudar o próximo podem melhorar sua qualidade de vida e manter boas relações afetivas no seu tempo livre.

Além disso, investir um tempo para si mesmo e praticar novas atividades ou antigos hobbies são fundamentais para manter o equilíbrio da vida pessoal e profissional. Retornar com os hábitos de leitura, maratonar séries e novelas ou aprender uma nova língua através de aplicativos virtuais são exemplos de passatempos que podem ser praticados neste momento.

Por Communicare Jr | Matheus Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: