Luiza Trajano, sinônimo de vitória e superação

Mathaus Sanchez e Vinicius Spinoza

Fotos Divulgação

“Existem duas formas de distinguir uma empresa da outra: atendimento e inovação”

Luiza Helena Trajano é sinônimo de vitória e superação! Ela é uma das três mulheres mais poderosas do Brasil, segundo a Revista Forbes. Diante de um mercado tão competitivo como é o do varejo, Luiza se destaca ao ser uma das poucas mulheres neste meio e, claro, por alcançar o sucesso real com uma empresa que hoje conta com mais de 800 lojas em 16 estados e cerca de 23 mil funcionários. Luiza acredita que é preciso trabalhar com força sempre e, principalmente, determinação, muito trabalho e muita crença no país, pois se você não acredita, não adianta. Conheça a história de Luiza Trajano, da inauguração em 1957 para a primeira grande loja de departamento em 1974, e o que deu início a tudo, a aquisição das Lojas Mercantil em 1976. De lá pra cá existe uma trajetória de trabalho, determinação, desafios e muitas conquistas.

Inovação e valorização de colaboradores

Vocês valorizam seus funcionários, que são tratados como empreendedores. De que maneira espalhar este formato aos outros empresários ou empresas?

Digo que existem duas formas de distinguir uma empresa da outra: atendimento e inovação. Estas duas coisas você só consegue fazer através das pessoas, seja em Nova Iorque, Alemanha ou São Paulo. As pessoas passaram a ser muito importantes, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico, pois elas é que vão diferenciar uma empresa de outra.

Liderança

Como selecionar os que ocupam cargos de liderança? Quem consegue ser líder dentro da rede Magazine Luiza?

Eles que fazem suas carreiras. Um líder é aquele que tem vontade, é o primeiro a crescer, que está disposto a pagar o preço, porque na vida você não ganha apenas para um lado e, acima de tudo, que tenha um propósito de servir as pessoas e acredita que o ato de servir é nobre. Nós valorizamos muito a determinação das pessoas.

Mulheres empreendedoras corajosas

Luiza exalta que todas têm uma garra danada, eu tenho um grande canal de abertura com as mulheres. Elas reclamam menos e fazem acontecer. Acredito também na força masculina, nós precisamos apostar nesta união. E continuarmos sendo corajosas em nossa luta para sobreviver, ser mãe e fazer uma porção de coisas ao mesmo tempo.

Vitória como mulher

Luiza diz que depende muito de nós, mulheres, pois tudo o que fazemos, pagamos por isso. Então, você tem que fazer aquilo que te deixa feliz, que você acredita e não reclamar, fazer as coisas e ir em frente, pois acho que a mulher tem esse espírito de construção e não de ficar reclamando.

União

Segundo Luiza, para uma mulher e empresária ter sucesso nos dias atuais é preciso união, se unirem, mesmo os concorrentes têm que se unir. Não tem nada melhor do que a força de um grupo. Eu sou do IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo e nós éramos totalmente cada um para o seu lado e o que tínhamos? Os mesmos concorrentes, no mesmo quarteirão, vendendo para as mesmas pessoas e querendo se matar durante o dia, mas nós resolvemos nos unir e o que a gente tem feito pelo varejo brasileiro, não está escrito. Unam-se, transformem Leme em um polo empreendedor, estou vendo tantos empreendedores, tantas coisas aqui. Não importa se você é grande ou pequeno, lute pelo desenvolvimento da sua cidade, tenha um propósito maior. Uma associação é para isso, só juntos podemos transformar os nossos negócios, porque se a cidade não vai bem e o Brasil não vai bem, nossa empresa também não vai bem. Então, temos que pensar no coletivo.

Cases de sucesso

Magazine Luiza muito além das lojas físicas

O Magazine Luiza iniciou seu trabalho como comércio varejista físico da empreendedora Luiza Trajano em 1957. Atualmente, a marca transcende comerciais e promoções na TV: ela revolucionou o meio digital. Quando Frederico Trajano assumiu a presidência da empresa, logo revelou a vontade de explorar o mundo digital e trazer o “calor humano” também para o universo online. E essa concepção permitiu um crescimento de quase 600% quando a estratégia digital foi abraçada por todos os colaboradores. Sim, todos. De entregadores a vendedores, atendentes online à diretoria: todos passaram a utilizar o app online para reportar seu atendimento e receber feedback dos clientes.

Luiza Labs: a transformação começa em casa

Em algum momento você deve ter se perguntado: “mas como a marca controla e explora todo esse poder tecnológico?”. A resposta é bem simples: através do Luiza Labs, o laboratório de tecnologia do Magazine Luiza. Todos os dias, centenas de pessoas envolvidas nessa operação idealizam coisas, experimentam, erram, tentam novamente e mudam de estratégia até acertarem o ponto. E esse pode ser parte do segredo de tanto sucesso. Afinal, o objetivo coletivo é tornar a vida do consumidor Magalu muito mais funcional e sua experiência com a marca cada vez mais agradável.

A estratégia digital em múltiplas vivências

Como mencionamos, as vendas pela internet não traziam a intenção de ser apenas mais uma loja online. O Magazine Luiza revolucionou nas ferramentas digitais através da criação de aplicativos e plataformas. Um exemplo de primeiro projeto foi o “Magazine Você”, tipo de loja virtual que possibilita ao consumidor a criação de sua própria vitrine de produtos para vendê-los. A adesão já ultrapassa 300 mil usuários. A “lista de casamento” do site e o próprio aplicativo da marca também são modelos de tecnologia e inovação digital. Com interface amigável e

facilidade de navegação, o tráfego mobile já comanda a navegação do site Magalu.

A digitalização também nas lojas físicas

Toda a transformação e investimento no meio digital também foram incorporados às lojas físicas. Isso porque a marca, com toda sua bagagem varejista, sabe que o consumidor do comércio físico também deseja agilidade e bom atendimento.  Então, surgiu a ideia de aplicativos para os lojistas. O Mobile Vendas, onde os vendedores têm acesso a todo o estoque da companhia, e o Estoquista, onde o colaborador encontra o produto com facilidade.  Assim, o Magazine Luiza segue garantindo a máxima qualidade em sua operação física e online.

O investimento em Marketplace

Já sendo referência no digital, em 2016 a plataforma online abriu espaço para seus parceiros, tornando-se um dos Marketplaces mais acessados do Brasil.  O resultado foi uma expansão ainda maior, com um catálogo de produtos que já ultrapassa 600 mil skus. Mas a proposta vai além. A ideia da marca é ser uma plataforma que auxilia na chegada do varejista ao mundo do comércio online. Com isso, torna-se cada vez mais uma empresa referência no crescimento de parcerias.  Na plataforma JN2, por exemplo, você conta com o hub de integração da Plugg.to, para vender no Magazine Luiza e em diversos outros marketplaces.

Lu: uma lição de brand persona

De vendedora virtual a influencer digital: essa é a história da “Lu” – a brand persona do Magazine Luiza. Inspirada em Luiza Trajano, a fundadora, Lu auxilia os compradores no site, interage e descomplica todas as dúvidas sobre termos técnicos e funcionalidades dos produtos. Com a popularidade, surgiu o “Canal da Lu” no YouTube, hoje com mais de 1,6 milhão de inscritos. O termo “Magalu” surgiu de uma forma carinhosa, criando uma conexão entre a Lu e a marca, deixando-a mais próxima de seus consumidores. Por fim, o resultado é a empatia e fidelização do cliente.

 

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