Você está conectado e preparado para os próximos 10 anos?

Joana Araújo

Vivemos em um mundo de bytes, onde os dados são muito mais valiosos do que os objetos físicos.

Dizer que a tecnologia está mudando o mundo como um todo, e transformando as formas das relações não é novidade, pois cada um de nós sentimos isso no dia a dia, e faz algum tempo. A questão é que, com bilhões de pessoas hiperconectadas entre si em uma rede global de informação sem precedentes, está claro que seguiremos neste processo de uma transformação histórica. O que precisa ser discutido é como podemos orientar nossa vida, seja no comportamento e nos negócios, para aproveitarmos ao máximo as oportunidades apresentadas por este cenário de mudanças iminentes, seja agora, assim como na próxima década.

Levamos esta discussão ao Aciub Mulher, na última reunião, lembrando que lá no final do século XVIII o vapor impulsionou a primeira revolução industrial, enquanto um século depois, a eletricidade e as linhas de montagem tornaram possível a produção em massa, e já nos anos 70, veio a terceira revolução, gerada pela automação, computadores e as redes conectadas. Agora, o que estamos vivenciando é a quarta Revolução Industrial. Nos últimos cinco anos, as empresas mais valiosas do mundo passaram a ser aquelas que trabalham com dados e ativos, e não mais com tangíveis. Vivemos em um mundo de bytes, onde os dados são muito mais valiosos do que os objetos físicos. Quando se trata de progresso tecnológico, a taxa de mudança está realmente ficando cada vez mais rápida. A cada ano, temos mais avanços tecnológicos do que tivemos no último, e uma vez que o crescimento exponencial entra em ação, as inovações podem acontecer a um ritmo incompreensível. Não estar conectado a estes processos pode fazer com que seu negócio não resista aos próximos anos.

Neste cenário atual novas empresas são criadas e se desenvolvem baseadas na tecnologia, e os pequenos podem roubar a cena, enquanto gigantes podem cair. Um grande sinal desta mudança de paradigma é o ranking de marcas mais valiosas do mundo. No topo, não estão mais a boa e velha Coca-Cola, Nike ou outros produtores de bens de consumo tangíveis. Agora quem dá as cartas são as empresas de tecnologia, como Google e Amazon, com seus serviços, soluções e novidades que encantam e conquistam usuários por todo o mundo. Para conseguir se diferenciar nesta nova economia é preciso compreendê-la. Isso não envolve apenas os indivíduos mais ligados em tecnologia, mas serve para todos que querem conseguir resultados e manter seus negócios no mercado. A necessidade de estar atento e se adequar às novidades, que surgem em uma velocidade cada vez maior, é de todos nós. Adeque-se, prepare-se e conecte-se para hoje e os próximos 10 anos.

Crédito

Joana Araújo é jornalista e analista de comunicação com experiência em assessoria pública e privada. Contato: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.