Com a maioria das pessoas preocupadas em sair de casa, aplicativos de entrega têm aumento nas vendas
Nos últimos dias o tema mais comentado na internet, além do Big Brother Brasil (BBB), é a quarentena que muitas pessoas estão passando por causa do novo coronavírus, já que a medida foi imposta em vários lugares do país. Em Uberlândia, o Comitê Municipal de Enfrentamento ao COVID-19, instituído pelo Decreto Municipal no 18.525/2020, reuniu-se no dia 17/03/2020 para deliberar a suspensão de algumas atividades.
Os únicos estabelecimentos que podem continuar funcionando normalmente são farmácias, drogarias, hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, lojas de venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, lojas de venda de água mineral, padarias, restaurantes, lanchonetes e postos de combustível.
Assim, os outros setores tiveram a necessidade de se adaptar ao novo “mercado”, o comércio online, baseado em vendas pelas redes sociais (Whatsapp, Instagram e Facebook) e pedidos por telefone, os deliverys. Segundo as empreendedoras Gislaine Correa Gonçalves e Gisele Correa Gonçalves, donas da loja Gisa Modas, a alta demanda reforçou o aprimoramento do serviço. “Disponibilizamos mais fotos e estamos nos colocando mais à disposição para responder todas as clientes”, comentam.
Lojas de vestuários, principalmente, estão transferindo as suas vendas para o ambiente online, mas mesmo assim, os clientes não estão adquirindo tantos produtos. Corrêa conta que tiverem uma diminuição de 20% no número de vendas e espera que a reabertura do comércio seja possível para recuperar o prejuízo. Em contrapartida, aplicativos de entrega como Ifood, Uber Eats e Rappi estão a todo vapor. Este último, por exemplo, informou que no último mês teve um aumento de 10% no volume de pedidos.
Neste contexto, percebe-se que as pessoas estão preocupadas com serviços básicos, alimentação e higiene. Para os trabalhadores que estão nos deliverys e atendimentos online é recomendado a frequente higienização de mãos e o uso do álcool em gel durante as entregas.
Por Communicare Jr. | Gabriela Costa