Você sabia que é possível manter uma alimentação saudável produzindo o alimento sem agrotóxico em casa e com baixo custo?
É cada vez maior o número de pessoas que estão buscando uma alimentação mais saudável, com alimentos de origem animal e vegetal, produzidos sem agrotóxicos, em suas residências para consumo próprio e sem comprometer a saúde humana. Neste cenário, com apoio técnico agronômico e em tempos de isolamento social por causa do novo coronavírus, o projeto está agora disponível online e gratuitamente, orientando as pessoas na produção agroecológica de hortaliças, frutíferas e peixes, em residenciais e com baixo custo inicial do projeto. Desta forma, visa promover a melhoria da qualidade alimentar das famílias, com economia na renda, além de servir como atividade de bem-estar e de educação ambiental para as crianças que moram ou frequentam estas residências.
Aliás, o projeto “Horta em casa Online”, pode também servir como “Horta Pedagógica” em escolas para crianças, sendo uma proposta pedagógica multi, inter e transdisciplinar, onde sua produção pode ser doada para instituições carentes ou para os funcionários da escola. O objetivo do projeto é, de forma online e gratuita, orientar tecnicamente as pessoas na produção agroecológica de alimentos em suas residências, para consumo próprio, sem comprometer a saúde humana. A ideia do projeto surgiu há 7 anos, quando o engenheiro agrônomo, José Sidney da Silva começou a pesquisar sobre a produção agroecológica em recipientes plásticos com hortaliças, frutíferas e de peixes em aquaponia. Logo, o engenheiro transformou o seu quintal em um “laboratório vivo”, servindo como fonte de alimento e abrigo de animais. Em seguida, José Sidney começou a orientar as pessoas, sobre a produção agroecológica de alimentos pela internet.
O projeto “Horta em Casa Online”, possui três propostas de produção de alimentos em residências:
1- Cultivo de hortaliças, ervas medicinais e aromáticas em saquinho ou vaso plástico
São cultivos de hortaliças (folha, flor, fruto ou raiz), ervas medicinais e aromáticas pesquisadas.
As hortaliças, são cultivadas em locais acima de 1m² de área disponível, em ambientes ventilados, que recebam luz do sol no mínimo 4 horas durante o dia e em recipientes de plástico apropriados (saquinho ou vaso), preenchidos com substrato (terra + adubo orgânico) comercial ou preparado de forma caseira.
A rega é diária com 400 ml de água (2 copos americano cheio) por recipiente, durante a parte da manhã ou à noite, sem a necessidade de colocar pratinhos embaixo do saquinho ou vaso.
Em 1m², é possível cultivar 20 hortaliças (1 em cada saquinho de 25 x 40 cm) e para o controle de pragas e doença, planta-se culturas diferente é feito a rotação de culturas, isto é, não plantar a mesma hortaliça no mesmo recipiente (figura 1).

2- Cultivo de frutíferas em vaso plástico
São cultivos de frutíferas (citrus, jabuticaba, banana e entre outras) que são conduzidas por meio de podas adequadas. As frutíferas, são cultivadas em locais acima de 3m² de área disponível, em ambiente ventilado, que receba luz do sol no mínimo 4 horas durante o dia, em recipientes de plástico apropriados (sacos ou vasos), preenchidos com substrato (terra + adubo) comercial ou preparado de forma caseira. A rega é diária com 4 L de água (2 garrafas pets de 2 litros cheia) por recipiente, durante a parte da manhã ou à noite, sem a necessidade de colocar pratinhos embaixo do vaso
Em 3m², é possível cultivar 1 frutífera no vaso de 100 litros (figura 2).

3- Produção de peixes e hortaliças em aquaponia
São produção de peixes (tilápia ou lambari) integrada com a produção de hortaliças de folhas, flor, fruto ou raiz, em sistema de recirculação da água, chamado de aquaponia.
Em aquaponia os peixes se alimentam da ração e produzem excretas (fezes) que são convertidas por ação bacteriana nos nutrientes para o crescimento das hortaliças, que mesmo assim, precisam de suplementação nutricional extra. Ao utilizarem esses nutrientes, as hortaliças, juntamente com as bactérias presentes num sistema de aquaponia, desempenham o papel de filtragem da água, garantindo sua qualidade para o crescimento dos peixes
O sistema de aquaponia, deve ser instalado em locais acima de 5 m² de área disponível, em ambiente ventilado e coberto, que receba luz do sol no mínimo 4 horas durante o dia.
Em 3 m², é possível cultivar cerca 20 hortaliças nos recipientes hidropônicos e criar 15 kg de peixe na caixa d’água de 1000 L, conforme modelo de projeto da secretaria de agricultura de São Paulo-SP (figura 3).

Por Communicare Jr. | José Sidney da Silva
Engenheiro Agrônomo
Mestrado em Produção Vegetal
Contato
Tel. (34) 99170-8766/WhatsApp
Facebook: Solosverdes