Pesquisa da CDL aponta que 53,7% das pessoas ainda preferem ir à loja física para comprar os presentes

A maioria dos entrevistados (35,8%) gastará de R$ 51,00 até R$ 100,00

O dia dos namorados é uma data para apostar na comercialização de produtos e serviços. Para saber a expectativa de vendas dos empresários e de compra dos consumidores para essa data, a CDL Uberlândia realizou entre o dia 18 a 27 de maio uma pesquisa de mercado com esses dois públicos.

A pesquisa mostrou que 95,5% das pessoas entrevistadas pretendem presentear neste Dia dos Namorados e que 53,7% dos consumidores ainda preferem ir à loja física para comprar os presentes, 28,4% irão preferir comprar online e com a entrega delivery. Já o e-commerce terá a preferência de 14,9% dos entrevistados e 3% comprarão de outros meios.

A maioria (25,4%) disse que vai presentear com peças de vestuário, 22,4% farão um jantar em casa, 19,4% comprarão perfumes, 11,9% sapatos, 7,5% flores, 6% joias, semijoias ou acessórios, 3% eletrônicos ou eletrodomésticos e 4,4% irão surpreender com a escolha de outros
produtos para a data.Sobre investimentos, 7,5% dos entrevistados disseram que não economizarão na quantia para agradar a pessoa que ama e irão investir acima de R$ 500,00 para presentear. Já 10,4% irão gastar de R$ 201,00 até R$ 500,00; 29,9% de R$ 101,00 até R$200,00. A grande maioria dos entrevistados, 35,8% do total, gastará de R$ 51,00 até R$ 100,00 e apenas 16,4% irão investir até R$ 50,00.E-commerce

A pesquisa com os consumidores nos mostra que alguns hábitos de consumo continuarão para o ano de 2020, mudando apenas o canal de comunicação que será usado como determinante na decisão de compra. Neste sentido, 26,9% dos consumidores utilizarão o WhatsApp, 25,4% utilizarão o site oficial, 23,9% o Instagram, 4,5% o telefone de contato, 2,9% o Facebook e 16,4% irão manter o hábito de ir à loja para adquirir o presente para o dia dos namorados em 2020.

Estratégia de vendasComo uma nova estratégia para não perder vendas, 67,2% dos empresários pretendem adotar a entrega em domicílio como uma forma de aproveitar melhor a data comemorativa. Outros 32,8% pretendem continuar as vendas de forma tradicional, sem adotar essa estratégia de venda.

Quando perguntados sobre as vendas com entrega condicional, para 75% dos entrevistados não é uma boa opção. Apenas 25% dos empresários vão atuar dessa forma. Em relação as vendas nesse cenário adverso, 48,4% dos empresários estão esperançosos em aumentar as vendas, 12,5% acreditam que as vendas se manterão no mesmo patamar, 21,9% esperam uma diminuição nas vendas e 17,2% estão sem nenhuma expectativa quanto a data comemorativa.

Descontos para atrair

Os empresários acreditam que oferecer descontos e promoções atraem os consumidores. 76,6% dos empresários pretendem realizar promoções e descontos. Já o restante (23,4%) não dará desconto. Outros 56,3% dos empresários irão oferecer kits ou combos personalizados para atrair clientes, enquanto 43,7% não farão este tipo de ação. Para 76,8% das empresas entre os produtos com mais saída e melhor vendas são roupas, calçados, bolsas e acessórios, já 5,4% acreditam nas vendas de joias e semijoias.

Diante das dificuldades no momento atual com a crise gerada pela COVID-19, uma nova oportunidade surge: a utilização da internet que tende a aumentar as vendas, aproximar o cliente e divulgar os produtos. A maioria dos empresários (87,5%) concorda que aumentar suas divulgações nas redes sociais é determinante para que a empresa se mantenha em destaque no mercado. Outros 12,5% não acreditam que atuação online faz diferença nas vendas.

Vantagens oferecidas

Sobre as vantagens oferecidas pelas empresas ao consumidor, 68,66% dos entrevistados classificaram o frete grátis como nota 5 e 8,96% classificaram como nota 1. Os descontos e promoções agradam o público da mesma forma e mantém os 68,66% como nota 5 e 5,97% como nota 1. O atendimento online obteve nota 5 de 49,25% dos entrevistados e nota 1 de 11,94%. A elaboração de kits e pacotes personalizados receberam nota 5 de 44,78% e nota 1 de 14,93% dos entrevistados.

A entrega a domicílio será um grande fator para convencer o consumidor a escolher um determinado produto ou serviço ao receber nota 5 de 67,16% e nota 1 de 8,96%. A CDL Uberlândia enviou kit contendo cartazes e móbiles para decoração das empresas que comercializam produtos e serviços cobiçados pelos namorados, e a pesquisa aponta que 50% dos empresários pretendem decorar seu estabelecimento mesmo com escalonamento semanal de funcionamento, como uma forma de atrair mais consumidores.

As informações recebidas foram enviadas para empresários com atuação em toda a cidade de Uberlândia-MG, sendo a maioria atuantes na região central com 48,4%, seguido de 21,9% na zona leste, 10,9% na zona sul, 9,4% na zona norte e 9,4% na zona oeste. O segmento desses empresários corresponde a 87,5% de comércio, 7,8% de serviços em geral e 4,7% de outros segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.