Com as crianças em casa todos os dias, e a maioria das mães em home office, o que fazer para manter os pequenos ocupados sem interferir nos afazeres do dia-a-dia.
Que as crianças estão sem aulas presenciais já não é novidade, várias escolas particulares optaram por manter as aulas online, o que é um desafio para os pais manterem as crianças atentas ao computador. De acordo com Skarlet Monise, mãe e colaboradora da empresa Cubo Amarelo, as aulas online é o passo mais difícil “Precisamos ser mais firmes referente as aulas online, pois qualquer coisa tira a atenção deles, mas principalmente nós pais precisamos ter muita disciplina para acompanhá-los e ajudá-los.”
Porém, e quando o período de aulas do dia acabam? O que fazer para manter os pequenos entretidos sem atrapalhar os pais em home office? Skarlet, conta que no começo foi difícil para o filho entender que ela estava trabalhando no computador e que naquela hora ela não poderia ver uma filme com ele. Entretanto, a mesma comenta “Nada que uma boa explicação para eles entenderem, de primeiro eu apresento o meu trabalho, mostro o que faço, o que estou fazendo e os colegas de trabalho. Para me concentrar totalmente, antes de começar algo importante eu explico que preciso me concentrar.”
Para além das aulas online e do home office é importante manter o diálogo com os filhos, manter a comunicação casual e explicar a situação. Claro que sempre é possível pensar em brincadeiras, atividades e desenhos para manter a hiperatividade dos pequenos no controle.
Algumas brincadeiras que os pais podem participar e serem feitas depois das aulas e do trabalho são:
- Corre Cutia;
- Pique Esconde;
- Amarelinha;
- Cabo de Guerra;
- Desenhar.
Brincadeiras ao ar livre, sempre são um boa opção, mas, como não é sempre que os pais estão animados, tem alguns aplicativos que podem ajudar:
- PlayKids;
- Papumba;
- Crocro Adventure;
- Dino Tim;
- Arqueólogo – Jurassic Life;
- ABC do Bita;
- Youtube Kids.
Mesmo que seja um desafio conciliar a rotina de casa com a do trabalho, Skarlet não desanima. “É uma experiência muito boa e desafiadora, fazer tudo ao mesmo tempo, ver o desenvolvimento de seu filho, fazer seu trabalho e nas horas tranquilas poder ajeitar algo em sua casa, não tem preço.”
“Não posso deixar de dizer que as vezes é cansativo no fim do dia , porém muito bom o laço que se cria com sua família, passamos a saber mais sobre o que fazemos no dia a dia e você sobre o que estão aprendendo na escola”, continua a mãe Skarlet. É possível manter os pequenos atentos e ocupados durante as atividades diárias, estar em família e se apoiar nas pequenas coisas.
Aplicativo Escola em Casa
A Prefeitura Municipal de Uberlândia criou a plataforma digital “Escola em Casa”, com conteúdo didático e atividades online 100% gratuito. As videoaulas estão ultrapassando mais de 61 mil visualizações no Youtube, é só entrar no Portal de Prefeitura de Uberlândia, e acessar as guias “Secretaria de Educação” que terá todas as informações necessárias para o seu filho acompanhar as aulas gratuitas.
Por Communicare Jr. | Gabriela Costa