As doações caíram durante a pandemia, mas o trabalho não para, veja como você pode ajudar os pacientes do Hospital do Câncer
O Hospital do Câncer de Uberlândia atende gratuitamente pessoas de mais de 80 cidades da região, somando mais de 8500 pacientes atualmente. Ele surgiu a partir de uma parceria entre o Grupo Luta pela Vida, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Fundação de Assistência Estudo e Pesquisa de Uberlândia (FAEPU). Hoje é um centro de referência para o tratamento de câncer no interior de Minas Gerais.
O Grupo Luta pela Vida é uma organização não-governamental sem fins lucrativos criada para oferecer as melhores condições de tratamento para pacientes com câncer. Por meio da colaboração entre os voluntários participantes e o apoio da comunidade e de empresas parceiras, o grupo arrecada recursos para o Hospital do Câncer desde a sua construção até os dias de hoje e também atuando com projetos sociais voltados para o amparo humanitário aos pacientes e suas famílias.
Além de um tratamento humanizado nas áreas de Oncologia Clínica, Radioterapia, Oncopediatria, Quimioterapia, Hematologia e Cuidados Paliativos, o Hospital do Câncer também oferece programas de residência médica nas três primeiras – exercendo um importante papel na formação de novos profissionais, assim como investindo em novas tecnologias e em pesquisas para tratamentos e prevenção do câncer.
Esse trabalho é possível a partir de doações feitas por pessoas físicas e empresas. Porém, durante a pandemia do covid-19, embora o Hospital do Câncer continue oferecendo atendimento e tratamento normalmente, as doações em capital vêm caindo consideravelmente, cerca de 35%. Além disso, alguns eventos programados com a intenção de angariar fundos tiveram que ser cancelados.
Para tentar contornar essa situação, o Grupo Luta pela Vida intensificou sua campanha de doação de várias formas, desde o reforço com telemarketing até adiantar o “Dia de Doar”. A presidente do grupo Thaísa Gapski Pereira Galicioli afirmou em entrevista para veículos da região “O Hospital do Câncer é resultado da solidariedade da sociedade de Uberlândia e região e precisamos da colaboração de todos porque o trabalho não para”, reforçando a importância da ajuda da comunidade.
Existem várias formas de doar. Uma delas é online, onde o interessado se cadastra no site do hospital, podendo efetuar o pagamento através do cartão de crédito, débito ou boleto. Há também as doações por telefone – ligações para 0800 34 2062 ou mensagem via WhatsApp para 34 99992 6749 – com a possibilidade de boleto bancário, cartão de crédito, mensageiros (que vão até sua casa recolher o dinheiro), débito automático ou em conta Algar Telecom, depósitos e transferência bancária.
Também é possível ajudar o Hospital do Câncer direcionando parte do imposto de renda coletado referente a 2019 para o Grupo Luta pela Vida, por meio da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física a ser entregue até dia 30 de junho. Os recursos destinados a essa causa podem ser de até 3% do imposto a se pagar, e é possível achar mais informações sobre no site do hospital. Empresas também podem doar até 1% do seu imposto para contribuir para a manutenção e aprimoramento da instituição.
Sobre essa possibilidade de pagamento, a presidente Galicioli reitera: “A dedução fiscal não sai do bolso do contribuinte diretamente, e sim do abatimento do imposto pago. Então, a contribuição que seria destinada a outros fins vai ajudar o paciente com câncer, fazendo uma enorme diferença. Queremos que toda a sociedade saiba disso e nos ajude nessa caminhada de luta pela vida”.
Para mais informações sobre o Hospital do Câncer, o Grupo Luta pela Vida e como ajudar, acessar https://www.hospitaldocancer.org.br/.
Por Communicare Jr.| Gabriela Pina