Podcast: um hábito poderoso para animar sua rotina

 

Entenda como os podcasts invadiram o cotidiano das pessoas e conheça três podcasts alternativos para enriquecer sua lista de reprodução

(Foto: CoWomen/Unsplash)

Escutar onde e quando quiser, sem se preocupar. A proposta do podcast como consumo de mídia popular já se tornou realidade. De acordo com dados do Spotify, já foram registrados em torno de 1 milhão de novos podcasts na plataforma de streaming em 2020, e esse número só tende a crescer nos próximos anos.

Atualmente, são diversas plataformas, com uma infinidade de gêneros, formatos e abordagens sobre vários temas no qual um podcast pode ser encontrado. A busca por relevância virtual torna o podcast um material altamente competitivo. Não basta apenas estar por dentro das tendências, é necessário abusar da criatividade e criar um formato com diferencial para chamar a atenção do ouvinte.

O estudante de engenharia florestal, Thiago Cunha, de 19 anos, afirma que escuta podcast com frequência há mais de 1 ano. “O diferencial do podcast é a capacidade que tem de fazer imaginar o que se passa no estúdio onde são gravados os episódios e também em como nos desperta o sentimento de proximidade em quem apresenta os programas.” declara o jovem. Os gêneros favoritos do estudante são cultura pop e humor.

Grande parte do público de podcast, assim como o Thiago, optam pela reprodução de podcasts enquanto realizam atividades domésticas, trajetos entre casa e faculdade – antes do início da pandemia – e durante o cuidado pessoal (banho, barbear, rotina de beleza). Dessa forma, é possível entender o sucesso do podcast: o material ocupou um espaço vago na rotina de diversas pessoas, sem substituir o consumo de outros formatos de mídia tradicional.

Em dezembro de 2019, o Spotify divulgou a lista dos 10 podcasts mais ouvidos do Brasil daquele ano. Configuram-se nas primeiras quatro posições os gêneros de cultura pop (Nerdcast e Um Milkshake Chamado Wanda) e jornalismo (Mamilos e Café da Manhã). Contudo, existem diversos podcasts com conteúdo de alta qualidade que infelizmente não recebem o alcance necessário para competir nessa lista.

Por isso, separamos abaixo três indicações de podcasts que talvez você não conheça e irá se tornar um ouvinte fiel após degustar alguns dos episódios. Confira:

 

1) Muito Mais que Futebol: com Mauro Cézar Pereira e Lúcio de Castro, os jornalistas abordam temas futebolísticos com profundidade, muito além das quatros linhas em um papo nada superficial.

 

 

2) Dalenogare no Cinema: com Waldemar Dalenogare – doutor em história, professor universitário e crítico de cinema – o podcast trata sobre temas que envolvem a indústria cinematográfica, os bastidores das principais cerimônias de Hollywood, pautas sobre o cinema nacional e diversos outros assuntos para os amantes da cinefilia.

 

3) Como Começar: podcast mensal idealizado pelo Nexo Jornal no qual tem por objetivo apresentar a obra de um autor ou movimento no campo cultural, sobretudo na literatura, cinema e música. O programa é uma ótima pedida para quem está sempre a procura de novas descobertas.

 

As indicações acima estão disponíveis gratuitamente nas principais plataformas de podcasts e aplicativos de smartphone. Aproveite!

 

Por Communicare Jr. | Matheus Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.