Adapte-se à nova cultura do ‘em casa’

Camila Vilela

Surge uma nova economia, um novo jeito de fazer negócio, com menos contato e mais entregas.

Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores
chances de sobrevivência. Há 60 dias, o Brasil teve que parar e #ficaremcasa
pelo tal ‘motivo de força maior’ que se vê nos contratos. O coronavírus se
espalhou pelo país e nos fez enfrentar a temida imprevisibilidade. No começo,
milhares de lives com conteúdo davam orientações de como ‘apagar incêndio’
nas empresas. E foi assim que, como empreendedora em duas empresas de
eventos, junto a outros milhões de empresários de todos os setores, passamos
os últimos meses: nos adaptando. Profissionais do setor de eventos e
empresas fornecedoras estão se mobilizando em busca de alternativas e
medidas para evitar o desemprego em massa e outras consequências
drásticas que podem ocorrer devido à paralisação do mercado pelo
coronavírus. Redução de custos, revisão de fluxo de caixa, questões
trabalhistas, remarcação de eventos para datas futuras, como o final de 2020,
2021 e até 2022, além de renegociar pagamentos de acordo com cada cliente,
são algumas das medidas que tivemos que tomar. Sempre pensando na
manutenção do relacionamento e buscando ter uma consciência colaborativa
para tentar amenizar ao máximo os prejuízos, quase inevitável a todos.
Então, surge uma nova economia, um novo jeito de fazer negócio, com menos
contato e mais entregas. Na prática, adaptei os serviços oferecidos por minhas
empresas, levando-os até as pessoas. Na Magic Eventos, inspirada em um
serviço que era feito nas festas, criei um novo produto: as fotos lembrancinhas,
são reveladas em formato de polaroid, personalizadas e entregues, para que
os clientes matem um pouquinho da saudade das pessoas que estão longe
nesse momento. Já na Flairs Coquetelaria, iniciamos a ‘Flairs em Casa’, dando
a oportunidade de os clientes terem a experiência de serem bartenders.
Enviamos todos os insumos artesanais, utensílios, fichas técnicas com receitas
exclusivas, além de vídeo aula com suporte. Nestas ações de adaptação é
importante fazer um alerta quanto à exposição das marcas, pois se não for
planejada, pode trazer prejuízos imensuráveis para o posicionamento das
empresas, ao invés de ser uma salvação para o momento da pandemia. Cuide
de manter a mesma essência que a marca entregava antes, fidelizando
clientes, surpreendendo nos detalhes e, ainda, criando conexão emocional
nesse momento tão ímpar.

Camila Vilela é membro do Aciub Jovem e diretora de experiências da Magic Soluções Criativas e Flairs Coquetelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.