Oportunidade de novos negócios e-commerce

Em 2019 a perspectiva de aumento para o varejo em 2020 era de 21,3%, porém com o distanciamento social aumentou o número de compras do consumidor

Foto: Arquivo de Imagem.

Mesmo com o comércio fechado, o consumidor final não deixa de adquirir produtos, afinal tudo que se precisa pode ser comprado pela internet e com taxa de entrega grátis, sem sair de casa. Em 2019, o valor de vendas de bens e serviços online na América Latina fechou em mais de 150 milhões, a perspectiva de aumento para 2020 era de 21,3%, segundo os dados da Crunchbase. 

No Brasil essa perspectiva era ainda maior. Segundo o estudo do Euromonitor e PayPal, o mercado do e-commerce sairia do patamar de R$19,5 bilhões para R$28 bilhões, que corresponderia a um aumento de 43,5% na vendas e lucro. Entretanto, com o isolamento social, os hábitos de compra do brasileiro mudaram drasticamente, chegando a adquirir qualquer tipo de produto pela internet, desde produtos do setor alimentício, lazer e têxtil. 

De acordo com um estudo da Compre&Confie que compara o período de 24 de fevereiro a 24 de maio de 2019 no mesmo intervalo em 2020,  esse hábito ganhou uma força tão expressiva que o e-commerce cresceu 71% só no primeiro trimestre de 2020, faturando R$27,3 bilhões. O estudo ainda diz que esse aumento na cifra está diretamente relacionado ao maior número de compras realizadas durante o período, sendo ao todo, 68,9 milhões de compras realizadas, um aumento de 82,1% em relação a 2019. 

Entretanto, mesmo que os brasileiros estejam comprando mais, as compras estão sendo mais cautelosas. Por exemplo, o tíquete médio, que é o indicador de performance de vendas e ao valor gasto em uma compra, permaneceu em R$395,80 e esse valor é 6,1% menor em comparação ao mesmo período no ano passado. 

Assim, é perceptível que esse comportamento revele que há mudanças nas prioridades de compra durante a quarentena. Como por exemplo, o consumidor está fazendo compras recorrentes de itens mais baratos e de necessidades básicas. 

O estudo analisa o crescimento e variação de acordo com as categoria: Cartões-presente (+610%), Alimentos e Bebidas (+222%), Instrumentos Musicais (+187%), Brinquedos (+170%) e Papelaria (+159%) ocuparam a liderança no período. No entanto, atualmente em uma análise individual de produtos líderes em crescimento de mercado, os mais vendidos foram:  Gel Antisséptico (+14221%), roupas íntimas para crianças (+6922%), Pijamas (+3874%), Toalha Infantil (+3791%) e Toalha de Mesa (+3574%). Por isso, as empresas estão se adaptando a um novo tipo de varejo, o e-commerce já estava tomando forma e o isolamento social só acelerou o processo. 

Por Communicare Jr. | Gabriela Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.