Transplante capilar promove restauração aos fios

“É importante discutir o resultado esperado com seu cirurgião e desenvolver expectativas realistas”

Analu Guimarães – Serifa Comunicação
Foto Kaká Fotografias 

A perda de cabelo pode provocar desconforto e preocupação. Felizmente, temos disponíveis hoje modernas técnicas de implante capilar, capazes de recuperar a autoestima física e emocional de quem sofre com a calvície. Procedimentos inovadores, como os transplantes, são investimentos para a vida inteira, já que não interferem apenas na parte estética: é uma transformação pessoal, que afeta a confiança e o sentimento de amor próprio. Os transplantes de cabelo são realizados em consultórios médicos, com auxílio de anestesia local. Nessa técnica, o cirurgião dermatológico move os fios da parte de trás ou lateral da cabeça para a frente ou para o topo, de acordo com as particularidades de cada um. Com habilidade artística é possível restaurar o desenho da linha anterior com naturalidade e resolver o problema da calvície, deixando para trás os conhecidos “cabelos de boneca” ou “tufos” de antigamente.

Técnicas modernas e precisas
A evolução de tecnologias e da ciência possibilitou avanços ao procedimento. É o caso do método de Extração de Unidades Foliculares, do termo em inglês Follicular Unit Extraction (FUE), em que as unidades foliculares são removidas, uma a uma, diretamente da área doadora de cabelo para o transplante. Assim, sem a necessidade de incisão, não existe cicatriz linear, já que os pequenos orifícios, de 0,7 a 0,9 mm, cicatrizam rapidamente. O aperfeiçoamento da técnica, com o tempo, garantiu a popularização deste recurso. É o caso do aumento do número de mulheres, por exemplo, que recorrem à cirurgia em busca de aprimoramento estético, para corrigir a perda de cabelo ou a própria calvície, também comum à população feminina. Além disso, cada vez mais, clínicas vêm se especializando em métodos que auxiliam no crescimento de pelos em outras áreas do corpo, como o transplante capilar de barba e sobrancelhas. Cada situação é única. Assim, para que se faça a avaliação individual, é necessária uma consulta detalhada. É importante discutir o resultado esperado com seu cirurgião e desenvolver expectativas realistas. O paciente, portanto, deve estar ciente de todo o procedimento, levando em conta prós e contras, para estabelecer uma relação de confiança com o profissional. Afinal, uma má decisão pode deixar resultados desastrosos e permanentes se não realizado por médicos e clínicas qualificadas para tais técnicas.

Dra. Thalita Machado Carlesso, médica dermatologista
Residência Médica de Dermatologia da Faculdade de Medicina Estadual de São José do Rio Preto – SP – FAMERP.
Pós-Graduação em Cabelos e Unhas pela Universidade de Mogi das Cruzes.
Pós-Graduação em Cosmiatria, Laser e Procedimentos Injetáveis pelo Hospital Albert Einstein – SP.
Pós-Graduação em Restauração Capilar e Transplante Capilar pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.
Speaker de Injetáveis da Indústria – Rennova: Inovapharma.
Fellow em Transplante Capilar no Centro de Pesquisa Kaloni na Cidade do México – México.
Fellow em doenças dermatológicas no Hospital Saint Louis em Paris – França.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Membro da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar.


34 9.9662-6321 | 3211-5500 
Rua José Bonifácio, 310 – Bairro Tabajaras – Uberlândia – MG
[email protected] | @dra.thalita.dermato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.