A hora e a vez dos games mobile

Como o mercado de jogos para celular atravessou até mesmo o cenário da pandemia e pode ver suas receitas crescerem em um momento tão incerto para a indústria do entretenimento

Foto: ScreenPost/Unsplash

Diversão a qualquer hora, a qualquer lugar. Na palma da sua mão. Diferente dos games rodados em consoles tradicionais – aparelhos robustos e ligados na televisão -, a experiência dos jogos no celular (conhecidos na indústria por mobile games) tem se tornado cada vez mais vantajosa e flexível para usuários convencionais. E mesmo em um cenário de recessão econômica devido aos impactos da Covid-19, o mercado de jogos para celular vai continuar crescendo.

É o que publicou a Newzoo, empresa referência internacional na condução de pesquisas sobre a indústria dos games, em um artigo que estipula um impacto positivo da pandemia nas receitas de mercado no nicho dos jogos para celular. O estudo prevê que o mercado de ‘jogos mobile’ gere uma receita em torno de 77 bilhões de dólares, um crescimento significativo de 13,13% em relação ao ano passado.

Na visão da analista de mercado gamer, Tiany Gu, o confinamento devido a pandemia fez com que os games – em especial o mobile, aqueles acessados via celulares e tablets – se tornassem uma atividade social para além do seu público alvo, os gamers. Nesse caso, pessoas com diferentes idades e hobbies, encontraram nos jogos online uma fuga para preencher o tempo durante o isolamento social.

Em entrevista para a Cult, o estudante de design de games Nosor Fernando revela que a ascensão do nicho do mercado mobile está associada com dois fatores: a acessibilidade e os avanços tecnológicos no campo dos desenvolvedores. “Conforme os jogos vão se desenvolvendo, são criadas tecnologias de otimização que favorecem o mercado. Antigamente era impensável um jogo com 100 jogadores rodando em um computador de entrada, muito menos em um celular.” afirma.

O sucesso dos mobile games crescem de forma avassaladora. No segundo semestre de 2019, o Youtube lançou, através da plataforma “Youtube Gaming”, um ranking com os jogos mais populares, por tempo assistido, no Brasil naquele ano. Na lista, cinco dos dez games estão disponíveis para download nas lojas de aplicativos de smartphones – sendo dois deles games exclusivos para dispositivos móveis- , demonstrando que a popularidade e o potencial de mercado dos jogos mobile já são uma realidade no país.

O artigo publicado pela Newzoo também leva em consideração um desafio para as empresas do setor: converter os novos jogadores em consumidores. Afinal, esse novo público que aumentou o tempo de tela dedicado aos jogos de celular durante o isolamento social, ainda não se tornou, necessariamente, um cliente que investe dinheiro dentro dos games – tendo em vista que os jogos para celular são gratuitos para download.

“Diversos jogos que estão em alta agora são os jogos free-to-play [gratuitos para jogar], que oferecem recursos cosméticos pagos in-game [dentro do jogo], mas que não fazem diferença real durante a jogatina. Isso chama a atenção de muita gente por oferecer uma experiência balanceada para o jogador.” conclui Fernando.

De acordo com a pesquisa, outras plataformas que devem gerar um crescimento nas receitas devido aos games mobile são as lojas de aplicativos. As duas principais lojas do mercado, Google Play e App Store, tem uma estimativa de receita para o setor de games para esse ano avaliadas em, respectivamente, 27.8 bilhões de dólares (aumento de 15% em relação a 2019) e 38.8 bilhões de dólares (aumento de 10,3% em relação ao ano anterior).

Preparem-se para a nova realidade e apostem suas fichas: a indústria dos games nunca foi tão competitiva para o setor do entretenimento como é hoje. E essa batalha está apenas começando.

 

Por Communicare Jr. | Matheus Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.