Instagram Reels: a nova plataforma lançada para competir com o grande sucesso entre os jovens, o TikTok

Diante do crescimento acentuado da plataforma chinesa e das discussões a respeito da sua proibição nos EUA, a rede Facebook Inc. surpreende os usuários com o lançamento de ferramenta semelhante

Reprodução: TikTok, Reels.

Para aqueles que ainda não conhecem, o TikTok é um aplicativo desenvolvido na China em 2016 e desde o ano passado está ganhando uma popularidade exponencial. A possibilidade da criação de vídeos curtos de entretenimento, a interface limpa e os vários meios de interação foram alguns dos motivos que levaram a plataforma a conquistar o público jovem. O gigante Instagram não hesitou em lançar uma ferramenta muito semelhante no último mês, gerando grande repercussão nas redes sociais.

A pandemia do novo coronavírus foi um fator fundamental para o aumento considerável no uso das redes sociais ao redor do mundo. Segundo um comunicado feito pelo Facebook no final de abril, as empresas da rede (Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger) apresentaram um aumento de 11% no tráfego mensal, em relação ao ano anterior, registrando o maior índice de sua história. Com o TikTok não foi diferente, que se consolidou como aplicativo mais baixado já no primeiro trimestre do ano, de acordo com a Sensor Tower, ultrapassando a receita de grandes apps como o Youtube.

A plataforma Reels foi anunciada no dia 23 de junho e lançado oficialmente em 5 de agosto, tempo suficiente para que a discussão a respeito da sua similaridade com a dinâmica do TikTok tomasse conta das redes sociais. A duas empresas chegaram a interagir em redes como o Twitter e alcançaram os trending topics, satirizando a nova estratégia do Instagram para unir suas ferramentas já existentes ao novo sucesso.

No entanto, a briga de gigantes não permanece somente no campo virtual, tangenciando também um panorâma político. A discussão iniciou-se em julho, com o início das movimentações do governo norte-americano para promover a proibição da aplicativo chinês em seu território e tornou-se ainda mais efetiva com um pronunciamento de Donald Trump em 1 de agosto. Com a certeza da proibição dada pelo presidente no início do mês, grandes criadores de conteúdo da plataforma se manifestaram em defesa a manutenção, como Charli D’Amelio, detentora do número recorde de seguidores, 79 milhões.

“Tenho 1950 vídeos salvos nos rascunhos. Devo postar todos eles agora?”. Via Twitter

O aplicativo ainda continua no ar e os usuários ainda aguardam pelos próximos capítulos, no entanto, muitos já realizaram comunicados aos fãs para que sejam transferidos para o Instagram, no caso de um possível fechamento das contas. Diante disso, o banimento do TikTok no Estados Unidos, seu segundo maior mercado, segundo a Sensor Tower, pode significar uma grande oportunidade para alavancar o sucesso do recente Reels e colocá-lo como novo protagonista no segmento. E você, o que acha?

Por Communicare Jr. | Luísa Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.