Atualizações de datas, funcionamento e medidas preventivas das eleições municipais

A última atualização de datas das eleições que o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais estabeleceu, foi o dia da votação em 15 de novembro no primeiro turno e 29 de novembro municípios que ocorrerem segundo turno. Já as convenções partidárias, reuniões em que os filiados aos partidos escolhem os candidatos e definem as coligações, irão acontecer do dia 31 de agosto ao dia 16 de setembro de forma online. A propagandas eleitorais ocorreram de dia 9 de outubro a 12 de novembro no primeiro turno.
O município de Uberlândia consta com mais de 480 mil eleitores, estando entre as nove cidades que podem ocorrer o segundo turno para prefeito. Uberaba passa a marca de 225 mil, Contagem com 427 mil e Juiz de Fora 410 mil eleitores.
Como prevenção ao Covid-19, a identificação biométrica, que teve início ano passado, foram excluídas das eleições municipais este ano. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 14 de agosto, a fim de seguir as recomendações médicas e sanitárias. Logo, os municípios paulistas que eram obrigatório o uso do cadastramento biométrico serão identificados da forma tradicional, apresentando um documento de identificação com foto, e deverão assinar o caderno de votação.
Além do documento de identificação com foto, outra alternativa para se identificado na hora de votar é a utilização do aplicativo de celular E-Título. O aplicativo consegue apresentar o título do eleitor e outros dados de identificação que podem te auxiliar na hora da votação.
A decisão de excluir a uso da biometria nas eleições foi reconsiderada, pois o leitor biométrico não poderá ser higienizado com frequência e poderá gerar filar maiores, aumentando as aglomerações devido a parcela de pessoas com mais dificuldade com a leitura das digitais, provocando o aumento da probabilidade de infecção. Outra medida de prevenção que a Justiça Eleitoral está definindo é a estratégia para proporcionar a maior segurança possível a todos os eleitores, mesários e demais colaboradores.
Por Communicare Jr. | Mariana Palermo