Lara Paulinny
Fotos Arquivo Pessoal | Divulgação
Como não perder vendas em tempos de crise.
Quando fechamos os olhos e pensamos em 2020 a sensação que temos é que é um sonho ruim, um pesadelo, não pode ser real. O cenário não poderia ser pior para a economia, o caos instaurado por todo o país e nos resta apenas uma saída para não entrar nas estatísticas negativas: inovar, sair da zona de conforto, pensar fora da caixa. Desde o início da pandemia no Brasil, uma pesquisa realizada pelo IBGE identificou que cerca de 716 mil empresas fecharam as portas e que todos os setores econômicos sofreram um impacto negativo, destacando o comércio, com cerca de 39,4% de impacto. Mas o que fazer para que seu negócio não seja tão afetado? Como manter suas vendas? Primeiramente, é necessário conhecer o seu cliente, atender suas necessidades, pois, nesse novo parâmetro social, as necessidades e desejos do consumidor, assim como seu comportamento de compra e consumo mudaram. Saber como agir com cada perfil de cliente é uma maneira de se destacar e gerar mais leads para convertê-los em vendas. Focar na fidelização de clientes e atendimento personalizado é algo que sempre se é dito, mas muito pouco feito de forma correta. Normalmente, as empresas se preocupam com esse cuidado com o cliente apenas até a etapa de decisão de compra, o que torna pouco eficaz. É necessário que essa interação com os clientes se estenda além do fechamento de contrato. Treinamentos de follow-up são fundamentais para que um cliente se sinta à vontade com a empresa e volte a comprar seus produtos e serviços. Isso exige também um processo de capacitação com os colaboradores para que estejam integrados com os objetivos da empresa. Com a necessidade de inovação é importante também conhecer o comportamento do mercado e da concorrência, assim é possível identificar ações positivas e negativas que já foram executadas e permite a criação de outras estratégias, para que você vire referência. O novo agora é digital. O mundo é digital. Por isso, invista no digital. Redes sociais, blogs, posts patrocinados, SEO, inbound marketing, ADS. Conheça cada uma das milhares de ferramentas e veja quais se encaixam em seu modelo de negócios. Crie um bom diálogo. Ampare o seu cliente. Seja inovador. Boas vendas!
Lara Paulinny é publicitária e relações públicas, especialista
em marketing digital, vendas e trade marketing, inovação
e empreendedorismo e gestão de negócios.