Principal torneio de futebol da América volta nesta terça-feira (15) em nova casa de transmissão, sem público nos estádios e com protocolos de segurança

“Volta a paixão, volta a Conmebol Libertadores!”. Esse foi o slogan utilizado pela entidade sul-americana para anunciar o retorno da maior competição continental de futebol na América, a Copa Libertadores.
Interrompido desde o dia 12 de março devido a pandemia, o torneio retoma os jogos da fase de grupos, formada por 32 clubes da América do Sul. Entre eles, sete clubes brasileiros participam da competição: Flamengo (grupo A); Palmeiras (grupo B); Athletico Paranaense (grupo C); São Paulo (grupo D); Internacional e Grêmio (grupo E); Santos (grupo G).
Durante a fase de grupos da Libertadores, todas as partidas continuam sendo realizadas durante o meio de semana: às terças, quartas e quintas. A estrutura das fases de mata-mata também continuam mantidas com jogos de ida e volta, exceto para a grande final – realizada em jogo único prevista para ocorrer entre os dias 23 e 30 de janeiro de 2021.
Libertadores em novo canal na TV aberta
Após rescisão contratual dos direitos de transmissão da Copa Libertadores entre o Grupo Globo e a entidade sul-americana, outras emissoras entraram na disputa para adquirirem a transmissão. Na quinta-feira (10), a Conmebol anunciou em nota oficial o acordo com o SBT para cessão dos direitos de transmissão no país até 2022.
A chegada do torneio na emissora movimenta a infraestrutura da equipe esportiva, que já iniciou um processo de contratações de narradores, comentaristas e repórteres para trabalharem nas coberturas das partidas.
Na TV fechada, a cobertura da Libertadores será retomada pelos canais Fox Sports. Pela internet, o Facebook também transmite jogos exclusivos da quinta-feira.
Estádios vazios e limite de funcionários nas delegações
Além da confirmação de datas e horários das próximas quatro partidas restantes para o fim da fase de grupos, a Conmebol bateu o martelo: todas as partidas confirmadas serão realizadas com portões fechados e limitação de profissionais do estafe das delegações dos clubes.
Protocolos de segurança
A Conmebol afirmou em nota para imprensa que foram analisadas medidas sanitárias para eventos esportivos desde a suspensão da competição no primeiro semestre. Dessa forma, foi criado um protocolo de operações e recomendações médicas por uma equipe formada por profissionais da área de saúdes, autoridades sanitárias, agentes governamentais e associações.
O protocolo foi enviado para as entidades esportivas dos 10 países que participam da Libertadores, com novas medidas para as atividades antes, durante e após as partidas da competição.
Entre as alterações protocolares, foram avaliadas entradas e saídas de aeroportos, transportes e concentração sanitária. A entidade ressaltou que todos os testes PCR realizados pelos atletas, comissão técnica, comissão de arbitragem e profissionais da imprensa durante as partidas da Libertadores serão assumidos integralmente pela Conmebol.
Confira abaixo as datas e transmissões dos confrontos dos clubes brasileiros durante a semana:
TERÇA-FEIRA (15/09)
Jorge Wilstermann x Athletico Paranaense – 19h15 | Sem transmissão*
Santos x Olímpia – 21h30 | Sem transmissão*
QUARTA-FEIRA (16/09)
Internacional x America de Cali – 19h15 | Fox Sports
Universidad Católica x Grêmio – 21h30 | SBT (somente para o estado do RS)
Bolívar x Palmeiras – 21h30 | SBT e Fox Sports
QUINTA-FEIRA (17/09)
São Paulo x River Plate – 19h00 | Fox Sports
Independiente del Valle x Flamengo – 21h00 | Facebook Watch
*Até o momento de postagem dessa matéria, não há nenhuma confirmação por parte da Conmebol sobre a transmissão desses jogos no Brasil.
Por Communicare Jr. | Matheus Dias