MUNDO CULT
Darah Gomes
Fotos Divulgação
Bazar da Thássia é realizado virtualmente pela primeira vez.
O Bazar da Thássia está na 6ª edição e já entrou para agenda de Uberlândia. O evento atrai público de diversas cidades da região e de outros estados e toda a renda é revertida para a ONG Casa do Menor Nova Canaã. Com a pandemia da Covid-19, o formato do bazar precisou ser repensado e nasceu o “Conectados Pelo Amor”. Nesse novo formato, o evento foi realizado 100% virtual por meio da plataforma Enjoei, especializada em compra e venda online. A ideia atendeu ao pedido de vários admiradores de Thássia Naves que moram em outros estados. “O cenário mundial mudou, então resolvi atender um pedido antigo dos meus seguidores e fazer um bazar virtual (…). O alcance nacional fez do tema Conectados pelo Amor uma edição muito especial”, afirma a idealizadora. O nome da nova edição do bazar se deve ao cunho assistencial: arrecadar fundos para Casa do Menor Novo Canaã, uma ONG que atende crianças carentes, fornecendo complemento escolar, alimentação e atendimento dentário em Uberlândia. A influencer conheceu o trabalho da instituição pela avó, que era voluntária, e sentiu a necessidade de fazer uma ação beneficente, momento em que surgiu a ideia do primeiro bazar. “Achei que seria muito legal casar uma ação com roupas do meu acervo para reverter o lucro integral ao projeto social. É conciliar a moda, universo que amo, com a responsabilidade social e compromisso de ajudar o próximo”, ressalta Naves.
A edição virtual ainda manteve o contato da criadora com os seguidores que apoiam a causa através de uma transmissão ao vivo no YouTube. A live contou com participação do fotógrafo e amigo pessoal da influencer, Rhaiffe Ortiz. “Apesar da distância física, fui cercada de apoio e parcerias que abraçaram a causa. Pensando em formas de agradecer e promover uma interação descontraída com o meu público chegamos na live, uma alternativa que dá para seguir à risca as medidas de segurança”, revela. Foram abordados assuntos como moda, empreendedorismo pessoal e os bastidores do evento, além de Naves ter conversado com participantes do bazar. Uma delas foi a mineira Vanessa, que teceu diversos elogios ao evento. Ela comprou um vestido que Thássia usou em um jantar durante a lua de mel. “Eu já era apaixonada (na peça) e tinha tentado comprar ele, mas estava esgotado. (…) Com certeza (o vestido) está vindo com uma energia maravilhosa porque veio de você (Thássia) e já tem uma história. Torna a peça ainda mais especial”, observa. Na primeira edição virtual do bazar mais de 2200 peças foram vendidas, sendo 50% adquiridas na primeira hora após a abertura das vendas. No total, foram arrecadados R$398.442 mil, sendo que em seis edições, Thássia já angariou R$1,5 milhões e sete mil brinquedos. Todo o valor foi repassado para ONGs.
Coleção de Mesa Posta
Outro projeto criado durante a pandemia e que também atende a Casa do Menor foi uma coleção de mesa posta. “A ONG tem despesas fixas ao longo do ano que o bazar não consegue cobrir porque a arrecadação se destina a outras necessidades, então toda ajuda é bem-vinda”, enfatiza Thássia. Ela sempre foi apaixonada por jogos americanos, pois acredita que os itens refletem a personalidade das pessoas no lar. Dessa forma, nasceu a ideia de criar os produtos, que foram confeccionados na própria instituição e contou com ideias da influencer em todo processo de criação. A coleção conta com toalhas de mesa, sousplats e guardanapos. Os itens foram esgotados em pouco tempo e o valor arrecadado foi de R$96.726 mil.
Darah Gomes é jornalista especializada em moda.
@In.Darah I www.indarah.com