MUNDO CULT
GA Comunicação
Foto Divulgação
As dificuldades existem, mas desistir não é a melhor opção.

Quem tinha planos elaborados para 2020 precisou adiar, cancelar e, quando possível, se ajustar ao novo cenário imposto pela pandemia. Esta também foi a realidade de empresários que planejavam abrir uma nova unidade, lançar um novo produto ou mesmo dar um up em seus negócios. O empresário Marcelo Magalhães Tamaki se viu nesta situação. Dono da Papelaria Nobre, para 2020 ele tinha um novo projeto: ter no interior da loja uma cafeteria, com um ambiente aconchegante e familiar para receber os clientes da papelaria e das oficinas. O sonho se concretizou e no dia 13 de março foi inaugurada a cafeteria. Mas, três dias depois tudo mudou, quando houve a determinação de fechar o comércio devido a pandemia. E agora, o que fazer? Segundo Marcelo, criatividade e coragem são as respostas. “O artista francês Henri Matisse disse certa vez ‘Criatividade precisa de coragem’. Não basta reinventar ou ter uma boa ideia, tem que ter coragem para colocá-la em prática. Já que o cliente não poderia vir até o espaço físico da cafeteria, o investimento em delivery levou os serviços e produtos até o cliente. O diferencial da cafeteria é um cardápio pensado no cliente, com produtos elaborados com os melhores ingredientes, preparados na hora, para que possam receber um pedido fresco, saboroso e de qualidade, além da rapidez na entrega”, explica. Durante o período em que a loja ficou fechada a solução foi se reinventar. “Como as crianças também tiveram suas aulas suspensas, pensamos em formas de entretê-las enquanto estavam em casa. Para os pais, este período tem sido um desafio, então criamos um kit com atividades lúdicas para toda semana. São desenhos pra colorir, massinha, tinturas e diversas atividades para distrair e educar. Nestes 12 anos de empreendedorismo, aprendi que as dificuldades existem, mas que desistir não é a melhor opção. O segredo é superar os desafios diários, ter foco no trabalho e coragem para colocar as ideias em prática”, finaliza Marcelo. A Papelaria Nobre iniciou suas atividades em 2008, com o objetivo de não ser apenas mais uma papelaria, e sim, se destacar pela criatividade. Além da tradicional venda de artigos escolares e de escritório, hoje o espaço já é conhecido por promover oficinas de artesanato e de desenho e com trabalhos voltados para o público infanto-juvenil, como colônias de férias e oficinas de slime.