Tradição e ingredientes de primeira qualidade provam que esse pão de queijo chegou para conquistar Uberlândia e alcançar outras fronteiras
Em qualquer região do Brasil ou do mundo, basta falar no queridinho de Minas para saber que o pão de queijo agrada os mais diversos paladares, dos mais simples ao mais requintados. Seja no café da manhã ou no lanche da tarde, a tradição é comer um ou vários, com uma generosa xícara de café, de preferência, feito na hora. Os registros históricos demonstram que o pão de queijo teria surgido no século XVIII. O fato é que quanto mais tradicional for a receita, mais a iguaria torna-se apreciada.
Na nossa história, isso não poderia ser diferente. A forma como essa receita surgiu garante a qualidade do produto. Então, vamos ao início. O Grupo Supreme Congelados tem mais de uma década na produção e distribuição de alimentos para cozinhas industriais. A empresa está instalada em Uberlândia, mas atende a todo o país, como, por exemplo, Pará, Tocantins, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Paraná. Uma característica desse segmento é que as normas sanitárias e de qualidade são altíssimas, verificadas por auditoria externa. Até aí, tudo bem. Mas, afinal, cadê o nosso pão de queijo nessa história?
Após realizar o desenvolvimento de uma linha de produtos para um cliente específico, eles desenvolveram uma receita diferenciada, com ingredientes considerados super premium, ou seja, de alta qualidade. Depois de muitos experimentos, nasceu um produto de alta qualidade e valor nutricional. Logo, tornou-se impossível esquecer a receita que passou a ser produzida para consumo dos sócios e amigos. Isso mesmo! Por mês, eram uns trinta quilos apenas para consumo próprio. Enfim, depois disso, não havia dúvidas de que essa era a receita ideal para oferecer ao mercado consumidor. Assim, o produto passou a ser feito em larga escala, com um diferencial: muito queijo. E, oficialmente, em dezembro de 2020, com todos os desafios impostos pelo momento, surgiu o Pão de Queijo Sabor da Roça.
O diretor de marketing, Bruno Lee Lorenzeto, explica que foi um processo natural. Os amigos que experimentaram começaram a pedir o produto. “Nossa preocupação era atender com a mesma qualidade do que fazíamos para a nossa casa. Uma experiência de sabor e afeto, que traz à memória o pão de queijo feito na casa da vó”, reforça.
É por isso que o processo, de ponta a ponta, é diferenciado. Dentro da fábrica, existe uma equipe própria para a produção, que trabalha num turno diferente para fazer o alimento. Na embalagem, o líder de produção responsável pelo lote do produto assina sua identificação. É motivo de orgulho fazer parte do projeto. Os fornecedores são selecionados e os ingredientes homologados pelo controle de qualidade. E não é por acaso que eles decidiram controlar da venda até a entrega para o consumidor final. O cliente compra o produto pelo site e recebe em casa, optando por fazer o pagamento online ou no ato da entrega. Mas, para aproximar-se do consumidor, foi disponibilizado um número de WhatsApp para humanizar o atendimento.
Desde o lançamento, o contato com os consumidores ajuda a entender as necessidades dos clientes, que conseguem até escolher o horário que vão receber o produto. “Na semana passada, uma cliente estava chegando de viagem e disse que gostaria de receber o produto, mas não poderia pedir antes porque não teria ninguém na casa. Foi fácil, combinamos o horário e, assim que ela chegou, o entregador já levou o pão de queijo e o lanche da tarde estava garantido”, conta Bruno. O carinho e o retorno, com esse contato próximo com o consumidor, demonstram que a escolha foi acertada.
O Sabor da Roça já chegou em Belém (PA) e tem data de aterrissagem prevista para Goiânia (GO) e São Paulo (SP), com preparativos para um voo mais longo, pois está em processo final para exportação. Isso mesmo, será made in Uberlândia para os Estados Unidos. “Sabe, esse produto além de ser produzido com muito carinho em todo o processo, ele já vem com a garantia da segurança alimentar de mais de dez anos de história. Lá fora, temos o orgulho de dizer que é mineiro, com legítimo queijo Minas curado”, lembra Bruno. Além disso, a empresa tem compromisso ambiental, com reflorestamento, e social, com apoio ao Hospital do Câncer de Uberlândia. Os valores da empresa podem ser observados em vários detalhes, da embalagem ao recado “lembranças quentinhas e gostosas de casa de vó”. Quer algo mais mineiro que isso, sô?!
Atualmente, o Sabor da Roça pode ser encontrado congelado nas versões tradicional (Selection) e multigrãos, além da broinha de milho. Só que não parou por aí e o impossível aconteceu! Uma inovação foi criada e surgiu o pão de queijo em versão creme. É muito simples e prático: você coloca na frigideira, sanduicheira ou grill e, em cinco minutos, fica pronto. Pode ter seu recheio preferido, na versão creme tradicional ou funcional, que possui diversas sementes e farinhas, tornando-o super nutritivo e com baixo valor calórico.
A Diretora de Qualidade, que também é Engenheira de Alimentos, Alline Villefort Narciso, explica que em se tratando de alimentação, “não precisa comer menos, mas sim comer melhor”. A empresa, seguindo a tradição de pesquisa e desenvolvimento de produtos, tem mais dois produtos saindo do forno. Em breve, o pão de queijo vegano, certificado como produto vegano pela Sociedade Vegetariana Brasileira, e o dadinho de tapioca.
Ficou com vontade? É fácil, está à distância de um clique, pelo site e whatsapp, ou na tradicional Banca do Luís, no Mercado Municipal.
E, assim, Uberlândia destaca-se mais uma vez, mostrando que inovação faz parte do DNA dos empresários da cidade, que tem ousadia para reinventar até o mesmo o nosso sagrado pão de queijo.