ENCANTOS DE ARAXÁ

“ESPERAMOS TODOS VOCÊS DE BRAÇOS ABERTOS”

Araxá, terra de Dona Beja, cidade das águas, de lendas e de uma culinária inigualável, onde seu cenário principal é o Barreiro, um parque de rara beleza e tranquilidade, com bosques e lago. Considerado o maior castelo do Brasil, a arquitetura do Tauá Grande Hotel Termas de Araxá é cinematográfica, sendo muito famoso por seus banhos de lama, aromaterapia e hidroterapia, as fontes com águas sulfurosas e radioativas. O local ainda é cenário para grandes eventos culturais, como “Páscoa Iluminada”, o maior evento temático da Páscoa no Brasil, que acaba de acontecer entre os meses de março e abril, em sua 5ª edição de sucesso. Um grandioso projeto em que são apresentados espetáculos de padrão mundial com muita música, luzes, tecnologia de ponta e arte no entorno de um dos principais patrimônios históricos do Brasil. Milhares de pessoas de todas as faixas etárias participam do evento. Todos os espetáculos transmitem mensagens de paz, alegria e renovação. Toneladas de alimentos são arrecadados e doados para Instituições da região. (Veja tudo o que aconteceu em www.pascoailuminada.com.br).

O próximo evento neste complexo incrível é a “Brazil Classics Renault Show 2018”, que acontecerá de 30 de maio a 3 de junho. Os mais charmosos veículos antigos retornam para deleite de colecionadores e admiradores deste tradicional evento, que este ano comemora a sua 23ª edição. Ao longo dos anos este evento é reconhecido pela sua sofisticação, além do comprometimento em trazer os melhores automóveis para a exposição. O Instituto Cultural Veteran Car-MG está preparando um espetáculo inesquecível, proporcionando quatro dias de entretenimento aos visitantes. (Siga nas redes sociais em @brazilclassics, na página do facebook Brazil Classics Show e no site www.brasilclassics.com.br).

O hotel também é cenário da sétima edição do “Fliaraxá – Festival Literário De Araxá”, que vai acontecer entre 27 de junho e 1 de julho. Consolidado no cenário cultural do Estado e do País, o tema escolhido foi ‘Alma, Leitura e Revolução’, que dá continuidade e coerência aos conteúdos dos anos anteriores. Junta-se ao idealizador do festival, Afonso Borges, um time de curadores de primeira linha e já estão confirmados para o evento 50 autores e autoras. A área de gastronomia, instalada na parte externa do Grande Hotel, vai ter este ano o acréscimo de conteúdo focado na culinária mineira e da região, além de fazer uma comunhão com a literatura. Serão convidados chefs, especialistas, jornalistas e profissionais da área para palestras e aulas. Estão na pauta também as cervejas artesanais, os queijos e os doces. (Informações: www.fliaraxa.com.br – Redes sociais: em/fliaraxá). “Festival Saberes e Sabores de Araxá” é o evento gastronômico mais esperado do ano na cidade.

Ele acontecerá este ano, de 20 a 22 de julho, no Lago Norte do Barreiro. O “Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá” teve sua primeira edição realizada em 2007, sendo renomeado em 2015 e reposicionado em novo conceito. A primeira versão trazia experiências culturais e gastronômicas de reconhecidas personalidades nacionais e internacionais, contribuindo com a magnífica evolução dessas atividades na cidade nos últimos anos. Já a nova versão privilegia, evidencia, promove e divulga a cultura e a gastronomia local e regional, reforçada por convidados especiais de renome. Apresentações artísticas, shows, o melhor da gastronomia gourmet e tradicional do cerrado de Araxá, sem nos esquecer, é claro, das cervejas artesanais, cachaças, drinks, cafés, doces, queijos, artesanatos e um espaço kids para a diversão dos pequenos. Este ano teremos muitas novidades. Diversão garantida para toda a família. (Acompanhe as novidades em www. saberesesaboresdearaxa.com.br e nas redes sociais em #saberesesaboresdearaxa).

Além do Barreiro, um dos principais pontos turísticos de Araxá, foi entregue à comunidade, reformado e remodelado pela administração municipal, no final de 2017, em comemoração aos 152 anos da cidade. O Parque do Cristo é um monumento que faz parte da história cultural e turística, inaugurado em 1982. Com a reforma, recebeu novas praças com a instalação de bancos e equipamentos de ginástica, além de pista de caminhada e playground. Foi construída uma área de atendimento aos turistas com informações sobre a história de Araxá e os pontos turísticos da cidade.

O mirante tem uma vista privilegiada da cidade e em breve também funcionará uma praça gastronômica. O local, destinado a atividades recreativas, esportivas e culturais, trará muitas novidades, conta a superintendente de Turismo e Eventos, Régia Côrtes, também presidente da Fundação Cultural Acia, que já prepara um dos maiores eventos da cidade, o “Fest Natal Araxá”, que acontece em dezembro.

Para os apaixonados pelas tradições da cultura local, teve início no dia 8 e vai até o dia 24 de abril, a “44ª Expoaraxá” realizada pela Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba – ARAP. O evento acontece no Parque de Exposições Agenor Lemos em Araxá, sendo considerada a segunda maior exposição de gado Girolando do país. Referência em entretenimento, além de apresentações de renomados artistas, como Simone & Simaria, Marília Mendonça, Ludy & Miller, entre vários outros nomes da música sertaneja, você também pode saborear as delícias da Queima do Alho, acompanhar o Concurso do Queijo e a eleição da Rainha da Expoaraxá, além de assistir aos Leilões e Rodeios. (Saiba mais em Facebook @ expoaraxaoficial). Aos leitores de Uberlândia, Uberaba e região, deixo o nosso convite para visitar Araxá e aproveitar todas as maravilhas que a cidade oferece.

Esperamos vocês de braços abertos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *