TURISMO RURAL

 

ITUIUTABA APOSTA NO SEU POTENCIAL TURÍSTICO

O mapeamento com levantamento fotográfico das cachoeiras existentes em Ituiutaba, realizado recentemente, é uma das ações integradas ao desenvolvimento do potencial turístico, visando além da divulgação, o crescimento econômico e social do município. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Darlene Moura, fala sobre este projeto e seus benefícios para a cidade que é referência de progresso no Pontal do Triângulo Mineiro.

Com que objetivo este trabalho foi realizado?
Desenvolver economicamente e socialmente o município: este é o primeiro objetivo com o projeto que estamos trabalhando para colocar em prática no campo do turismo rural. É uma atividade de extrema importância para o crescimento da economia e detém grande parte do PIB, fonte geradora de empregos. Ituiutaba tem como fatores de produção a agricultura, pecuária, indústria, comércio e serviços, porém com a abertura de oportunidade da atividade turística, o município abre as portas para complementar sua economia e fazer com que haja maior desenvolvimento da cidade. Considerando estes motivos, estamos buscando planejamento e recursos junto à Embratur para que possamos, muito em breve, iniciar a exploração das riquezas do município e região, como rios, cachoeiras, gastronomia, cultura, arte, construções que fazem parte do patrimônio, entre outros.

O turismo rural tem comprovado ser uma fonte a ser explorada, com forte potencial para alavancar a economia e oportunidades de empregos. Existem projetos neste sentido?
Com certeza, pois a ideia principal é criar um roteiro turístico para Ituiutaba, envolvendo as riquezas naturais do município, incluindo a zona rural. Atualmente está tramitando na Câmara Municipal projeto de lei para votação sobre o turismo local que uma vez promulgado nos possibilitará ser inseridos na Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana (AMITAM) que envolve 29 municípios das regiões nordeste de São Paulo e Triângulo Mineiro.

Em relação ao planejamento para abrir novas oportunidades de lazer e recreação na cidade, há demanda da sociedade pedindo novas opções para levar a família?
Realmente existe uma grande demanda das famílias e trabalhadores que chegam nos fi nais de semana e feriados sem nenhum tipo de opção de lazer. Cabe ao poder público planejar e realizar ações que valorizem, tanto o cidadão, como as riquezas que fazem parte do patrimônio municipal, e estamos trabalhando com foco nesta realidade a fi m de sanar esta carência regional, que também é um grande desejo do nosso prefeito Fued Dib.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDET está em nova sede. Quais benefícios essa mudança trouxe ao município?
A Secretaria batalhou muito para chegar como está no momento. Conseguimos unifi car no mesmo prédio os órgãos (SINE, JUCEMG e Sala Mineira do Empreendedor). A localização oferece fácil estacionamento, ampla estrutura física com uma prestação de serviços completa, auditório com capacidade de 50 pessoas para treinamento, entrevistas e recrutamento. O trabalhador agora pode tirar na sede da SEDET a Carteira de Trabalho (CTPS), dar entrada no Seguro Desemprego e ainda adquire informações sobre a abertura de vagas de trabalho. Cerca de 300 pessoas por dia são atendidas para esta fi nalidade. Abrimos espaço para receber estudantes, empresários, pessoas com perfi l empreendedor e interessadas em desenvolver startups e novos negócios. Além de todo conforto e praticidade, a mudança de local gerou também economia de 35,5% nas despesas só em aluguel, tornando assim possível fazer mais com menos.

 

ZACHARIAS OLIVEIRA | ASCOM PREFEITURA DE ITUIUTABA FREDERICO MARU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *