ACIUB, 85 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS

Sérgio Gouvêa | GA Comunicação

 

Foto: Gabriel Rangel00

PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA SE DESTACA

NAS COMEMORAÇÕES DA DATA

Com direito a lançamento de um memorial histórico, uma cápsula do tempo que trará surpresas para daqui mais alguns anos, vídeos de hoje revivendo muitas décadas, homenagens em uma noite especial e até plantio de árvores pensando no amanhã, os 85 anos da Aciub foram marcados por ações comemorativas mais do que especiais. Durante todo o ano, a equipe da Aciub planejou e executou projetos que tiveram como foco principal reviver a história e garantir sua preservação e perpetuação, com maior facilidade de acesso ao público, seja hoje ou para o futuro. Uma destas ações foi a criação da ‘Cápsula do Tempo Aciub’, lacrada durante o evento comemorativo dos 85 anos da entidade, em outubro deste ano, e que será aberta apenas no centenário, em 2033. Nesta cápsula foram colocados arquivos digitais históricos, como fotos, documentos, atas, relação de colaboradores, parceiros, associados, e até imagens deste evento registradas minutos antes do lacre da cápsula. Além disso estão neste invólucro materiais impressos, como cartas de diretores, colaboradores e do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, que terão seu teor conhecido apenas na abertura da Cápsula, daqui 15 anos. Quem quiser ter acesso facilitado à história da Aciub não terá que esperar a abertura da cápsula, pois o acervo histórico da entidade, e muitos materiais que poderão ser compartilhados pelo público, tem acesso facilitado por meio do Memorial Aciub.

 Memorial Aciub

Este espaço virtual disponível em memorial.aciub.org.br, permite ao visitante ter acesso a milhares de documentos, vídeos e fotos. Apesar de estar em fase inicial de implantação, o Memorial já conta com depoimentos em vídeos, gravados neste ano com ex-presidentes revivendo os momentos e o papel da Aciub, além de atas históricas e centenas de fotos. As principais realizações da entidade desde sua fundação também podem ser consultadas em um menu dividido por décadas, que ainda traz referências de como estavam os cenários do Brasil e do mundo a cada período. Além de conhecer mais sobre esta trajetória, os visitantes poderão contribuir com a identificação de personagens e momentos apresentados nas fotos, enviando comentários e também sugestões, ou até mesmo cedendo materiais para este acervo histórico que será atualizado para se tornar cada vez mais completo. Além de preservar a história, a Aciub fez questão de homenagear personagens que são parte desta trajetória e ocuparam a presidência da entidade. Todos ex-presidentes foram convidados e os que estiveram presentes e receberam este reconhecimento foram: Luiz Alberto Garcia (1969/1970); Dilson Dalpiaz Dias (1994/1998); Geraldo Eduardo da Silva Caixeta (1998/2002); Luiz Alexandre Garcia (2002/2006); Rogério Nery de Siqueira Silva (2010/2014) e o atual presidente Fábio Pergher (2015/2018). Além desta homenagem eles gravaram depoimentos revivendo suas gestões, juntamente com os ex-presidentes Ronan Tito de Almeida (1967/1969) e Rosalina Cardoso Vilela (2006/2010). Histórias e o papel da Aciub também foram contatas em vídeos pelo prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, o historiador Antônio Pereira, e o empresário Alair Martins, representando os associados. Estes vídeos podem ser acessados no Memorial Aciub.

 

Para comemorar os 85 anos junto aos associados, a Aciub preparou uma grande noite com cerimônia festiva, em 18 de outubro, em que todos os associados foram convidados e centenas participaram do evento que começou no auditório e seguiu em um ambiente especialmente preparado na área do estacionamento, onde foi possível brindar a data e curtir, com música ao vivo, a confraternização. E para completar as comemorações, um último projeto dos 85 anos está em andamento, com foco no futuro e na preservação ambiental. A Aciub iniciou em novembro o plantio de dezenas de mudas de Jacarandá Mimoso nas calçadas da sede da entidade, no bairro Martins, e também fará o plantio de uma muda especial de um Jequitibá Rosa, na parte interna, que será símbolo da continuidade da história da Aciub, que segue em pleno desenvolvimento.

Leia mais em https://bit.ly/2FP26B7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *