Mario Faria | Redação Cult
O POTENCIAL DA REALIDADE AUMENTADA NO SETOR DE EMBALAGENS
Durante a 59ª Convenção Anual da International Franchise Association, que aconteceu em Las Vegas no mês passado, o especialista em marketing digital Gary Vaynerchuk, deu declarações de assustar qualquer empresário. “Se você é empreendedor e não aposta em conteúdo qualificado na web ou nas redes sociais, me desculpe, mas seu negócio tem grandes chances de quebrar. A razão é simples: você está longe das pessoas e desdenhando do que elas mais gostam de fazer, que é passar o tempo nas redes sociais ou em apps de celular”, diz Vaynerchuk. Se essa afirmação tivesse sido feita há uns anos atrás, seria até compreensível que algumas pessoas viessem a pensar que isso não passa de sensacionalismo. Já atualmente, ignorar as tendências tecnológicas é praticamente auto sabotagem. As líderes do universo de Inteligência Artificial, as realidades aumentada, virtual e mista, criam não somente um elo entre o produto e o consumidor, mas também aumentam a produtividade deste último com a redução de tempo na execução de tarefas e criação de atalhos, por exemplo. Um estudo feito pela Accenture concluiu que 80% das empresas já consideram tecnologias como a realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista como importantes para o seu futuro. Esse poderia ser “só mais um dado de mais uma das milhares de pesquisas de estatísticas existentes” se não tivéssemos tantos casos reais de empresas que estão apostando 100% nas tecnologias citadas acima para estar sempre na vanguarda da Indústria 4.0. O setor de embalagens é o exemplo perfeito de integração do mundo real com o virtual.
Toda embalagem em sua forma estática possui um potencial não revelado, e o papel da realidade aumentada é exatamente esse: conectar as embalagens desvendando esse potencial para que os usuários vejam esses benefícios e o valorizem no dia a dia. A Massfar Realidade Aumentada e Virtual já ajudou grandes nomes da indústria de embalagens, como SIG Combibloc, Ball e Grupo Petrópolis, a entregar esses benefícios aos seus clientes. Os dois projetos mais recentes no setor de embalagens desenvolvidos pela Massfar foram grandes destaques no carnaval de Salvador e Recife. A Ball Corporation, fabricante líder global em embalagens de metal, criou a campanha Vá de Lata em prol da sustentabilidade e da reciclagem de alumínio, pois as latas são as embalagens mais recicladas do mundo e voltam ao mercado em apenas 60 dias. Como sustentabilidade tem tudo a ver com RA, a cachaçaria Pitú, em parceria com a iniciativa, lançou latas comemorativas Frevo Mulher para o bloco Galo da Madrugada com realidade aumentada que homenageiam as principais personalidades do carnaval pernambucano: Nena Queiroga, Bia Villa-Chan, Gerlane Lops e Michelle Melo. Ao zapear o código de cada lata, é possível acessar as redes sociais da Pitú e do Vá de Lata, vídeos das cantoras e fazer selfies personalizadas com as artistas. Com milhares de acessos, as latas Pitú foram um grande destaque no maior bloco de carnaval do mundo, sendo compartilhado por diversas mídias, pelas artistas homenageadas e por foliões de todo o estado de Pernambuco. Para o maior esquenta do carnaval de Salvador organizado pela Itaipava, o Grupo Petrópolis, um dos maiores grupos cervejeiros do Brasil, desenvolveu com a Massfar as latas do Carnavalito.
Através da realidade aumentada aplicada, era possível comprar ingressos para o evento de forma rápida, acessar todas as redes sociais do Carnavalito e tirar selfies com filtros personalizados. Atualmente, a SIG Combibloc, que já desenvolveu uma série de projetos com a Massfar, está investindo novamente na realidade aumentada para o desenvolvimento de um projeto para embalagens do segmento alimentício no México. As vantagens da realidade aumentada vão muito além do custo-benefício e da produtividade. Elas atingem um nível pessoal que não somente engaja o consumidor com o seu produto enquanto a experiência acontece, mas também criam intimidade e um vínculo de confiança duradouro deste com relação à marca, ao perceber que o produtor está sempre em busca de novidades para oferecer o melhor ao seu cliente. A embalagem do seu produto ainda não tem Realidade Aumentada? [email protected] que iremos surpreender seus clientes.
Mario Faria | CEO Massfar Realidade Aumentada e Virtual