Brasil tem vocação nata para o agronegócio 

Fabio Sangenetto | Hominum Consultoria em Gestão Empresarial

Fotos Divulgação

Em 2019, o agronegócio representou 25% do PIB brasileiro.

Falar de agro é importante ao ponto deste canal criar uma editoria fixa sobre o tema. O Brasil tem uma vocação nata para o agronegócio e vem se tornando cada vez mais um player importante no mercado global. Temos de nos orgulhar, pois há muito trabalho, suor, criatividade, ciência e tecnologia de ponta utilizados no campo para que um alimento de qualidade chegue até a casa e o prato da sociedade.

 

Posição do Brasil no Mercado Mundial

Brasil – Ranking Mundial

 

Principais produtos                           Produção                              Exportação

Açúcar                                                1º                                             1º

Café                                                    1º                                             1º

Suco de Laranja                                 1º                                             1º

Carne Bovina                                      2º                                             1º

Carne de Frango                                  2º                                            1º

Milho                                                   3º                                             3º

Soja Grão                                            2º                                             1º

Farelo de Soja                                    4º                                             2º

Óleo de Soja                                        4º                                             2º

Algodão                                               4º                                             2º

Carne Suína                                       4º                                             4º

 

Fontes

USDA: United States Departament of Agriculture

MAPA: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

No universo de cultivos, criações e áreas que representam o agro, será tratado aqui temas como meio-ambiente, produção e produtividade, culturas, clima, liderança, sucessão e a onda digital das Agtechs (empresas de tecnologia do agronegócio). Uberlândia inclusive tem se destacado com muitas iniciativas e estímulo como polo de tecnologia com startups que ganham espaço no cenário nacional. Aqui serão compartilhados temas discutidos e insights em colaboração com grandes pensadores e influenciadores do mercado do agronegócio, empresas de consultoria, pensadores e empresas do mercado e você leitor que também pode colaborar.

O PIB (Produto Interno Bruto) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades) durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). Neste sentido, segundo dados da GV Agro, o agronegócio representou em 2019, de forma significativa, 25% do PIB brasileiro e, segundo especialistas, há projeção de aumento da produção agrícola em cerca de 3% pelos cálculos do Ministério da Agricultura (Mapa). Os números saltam aos olhos e são representativos. Houve crescimento, porém também teve muita competência em administrar os impactos e as oportunidades relevantes identificadas em 2019.

 

Impactos/desafios vivenciados em 2019:

– Greve dos caminhoneiros.

– Cenário externo instável.

– Cenário interno de retomada de confiança político-econômica com novas gestões nos governos federal, estadual e com grande renovação na Câmara e no Senado.

– Pressões ambientais que dividem a opinião pública, onde por um lado fala-se em produtividade e busca por suprir uma demanda mundial por alimentos, e por outro em ameaças como desmatamento, queimadas e extrativismo ilegal.

 

Oportunidades:

– Incremento na agricultura 4.0, com o uso mais frequente de drones, satélites e aplicativos destinados ao campo, aumentando a mobilidade ligado a softwares cada vez mais amigáveis aos operadores do agro.

– Guerra comercial entre EUA e China, travada desde 2018, geraram oportunidades para nossas commodities (porém já tem acordo previsto entre estas nações para assinatura em 15/01/20).

– Frente ao avanço da peste suína africana na Ásia, os mercados de proteína animal se abriram a mais estabelecimentos para exportação e tendo a China como um grande consumidor.

– Um resumo de 10 fatos que também marcaram o Agro em 2019 somam a este material dados para ajudar na relevância do setor para o país.

 

Fonte: Infográfico de retrospectiva do Agro em 2019 elaborado pela AGCO – detentora das marcas Massey Ferguson, Valtra e da recém-chegada ao Brasil, Fendt.

10 FATOS QUE MARCARAM O AGRO EM 2019

1 – Foram colhidas 243 milhões de toneladas de grãos em 2019. Para 2020, a projeção da safra de grãos é de 256,7 milhões de toneladas. (Fontes: MAPA e projeção Cogo Inteligência e Agronegócio).

2 – Ainda em 2019, o Brasil registrou o montante de 121,3 milhões de toneladas de grãos exportados. Para atender à demanda internacional, a produção mundial de grãos deve aumentar 50% até 2050. (Fontes: MAPA e projeção Cogo Inteligência e Agronegócio).

3 – A colheita de frutas atingiu 44 milhões de toneladas em 2019. (Fontes: MAPA e projeção Cogo Inteligência e Agronegócio).

4 – E o Brasil exportou 898 mil toneladas de frutas para todas as partes do mundo. (Fontes: MAPA e projeção Cogo Inteligência e Agronegócio).

5 – Lançada em janeiro de 2001, a plantadeira dobrável Momentum é o primeiro projeto global da AGCO desenvolvido 100% pelo Brasil, com versões de 24, 30 e 40 linhas e caixa de armazenamento de 5.130 litros de sementes. Grande sensação nas feiras agrícolas está disponível nas marcas Massey Ferguson, Valtra e Fendt.

6 – Um dos principais protagonistas do PIB brasileiro, o agronegócio faturou R$ 1,461 trilhão em 2019. (Fontes: MAPA e projeção Cogo Inteligência e Agronegócio).

7 – Por si só, a agricultura registrou faturamento de R$ 399,9 bilhões em 2019. (Fontes: MAPA e projeção Cogo Inteligência e Agronegócio).

8 – Abril de 2019 marcou a chegada aso Brasil da Fendt, marca líder na venda de máquinas agrícolas no mercado europeu. Pioneira em desenvolvimento de novas e altíssimas tecnologias para agricultura, a Fendt inaugurou, em setembro, sua sede e, Sorriso (MT) de onde inicia a expansão para todo o Brasil.

9 – A pecuária teve faturamento de R$ 209,5 bilhões em 2019. Uma ótima notícia para este segmento do agro, a produção mundial de carne deve dobrar até 2050. (Fontes: MAPA, ONU e projeção Cogo Inteligência e Agronegócio).

10 – Constituída por pequenos proprietários rurais, a agricultura familiar registrou faturamento anual de R$ 210,8 bilhões. (Fontes: MAPA e projeção Cogo Inteligência e Agronegócio).

 

O perfil do produtor rural ou empresário rural vem evoluindo e adaptando-se. Conheça mais um pouco sobre esse perfil:

Infográfico mostra como é o comportamento digital do produtor rural atual:

Site: http://www.startagro.agr.br/o-produtor-rural-e-a-tecnologia/

 

– 7 DE CADA 10 entrevistados acessam a internet. O celular é o aparelho utilizado pela maioria para acessar a Internet em casa ou na propriedade.

– 65% dos Smartphones são da plataforma Android.

– Na propriedade, 62% dos entrevistados utilizam a conexão via rádio.

– 79% acessam a Internet diariamente.

– 87% ficam conectados durante a semana, nos fins de semana, apenas 13%. A maior parte dos acessos ocorre no período da noite (45%) e da manhã (35%).

O Facebook é o mais acessado quando o assunto é rede social: 97% estão conectados ao site, que é o preferido de 94%.

– O WhatsApp é o aplicativo mais usado na troca de mensagens: 97% o utilizam, 95% declaram fazer parte de grupos de amigos e família e 41% participam de grupos ligados ao trabalho. 7 de cada 10 entrevistados buscam informações antes de comprar maquinários: em 83% dos casos a busca é feita no site do fabricante.

– 6 DE CADA 10 entrevistados buscam informações sobre defensivos agrícolas: 74% realizam a busca no site do fabricante do produto.

 

PRODUTOR CONECTADO

Infográfico mostra como é o comportamento digital do produtor rural atual:

Site: http://www.startagro.agr.br/o-produtor-rural-e-a-tecnologia/

É importante formar uma sociedade cada vez mais consciente sobre o papel e a importância do agro no Brasil e no mundo, não tomando posição ou lados, mas apresentando luz frente a fatos muitas vezes distorcidos ou mal interpretados. Somente assim uma sociedade formada por agrocidadãos poderá olhar para o país com mais soluções que impactarão toda a cadeia de forma positiva, abundante e inovadora, do campo à mesa. Afinal o modelo mental no campo está mudando e atualizando-se. E o seu, como anda?

 

Fabio Sangenetto é proprietário da Hominum Consultoria em Gestão Empresarial, Palestras, Mentoria, Coach e Conselheiro Empresarial.

 

 

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