Você está preparado para o futuro? 

Ana Maria Lahor | Publicitária

Indústria 4.0 está influenciando todos os setores da sociedade no mundo.

Sem dúvida você já ouviu falar na Indústria 4.0, a Nova Onda que está influenciando todos os setores da sociedade no mundo. Está transformando os processos e a vida em sociedade, em virtude das mudanças constantes, das práticas disruptivas, avanços tecnológicos e as transições com a inovação. Em linha com a edição especial da Cult versão 4.0, focada em tecnologia e inovação, decidi contar um pouco sobre a experiência genial que tive num megaevento de imersão chamado Pixel Show, entre os dias 30 de novembro a 2 de dezembro de 2019, em São Paulo. O maior legado para quem participa deste tipo de evento é a inspiração para oxigenar e renovar as ideias com o que há de melhor no mercado criativo, além de explorar tendências e oportunidades para enxergar diferentes possibilidades para o futuro. Foi possível interagir com dezenas de palestrantes das áreas de ilustração, design, publicidade, animação, cinema, moda, etc. O networking, a troca de ideias e experiências inspiraram de forma inovadora e criativa durante os três dias de palestras, feiras, conferências, premiações e workshops. Decidi compartilhar o conteúdo de uma das palestras favoritas, com dois profissionais de renome nacional e internacional. Renato Winning da Natura, e Danilo Cid do Estúdio de Design Ana Couto, falaram sobre forças criativas e criação, que nada mais é do que “dançar com o estranho”. E em meio à era de constante evolução e experimentação, o estranho vem à tona como algo necessário para “colocar tempero e cor” no que é insosso.

Apontam então as cinco dimensões do estranho:

O Erro – O erro faz parte da vida e é muito importante saber se apropriar dele, assim como fez a 3M com os amados post-its. Em 1968, o engenheiro Spence Silver trabalhando em um projeto de uma cola, notou que quando grudava a cola

em outra superfície, ela não só fixava, mas também não perdia força, podendo ser colocada em outra superfície.

A Subversão – Joãozinho Trinta, carnavalesco, sempre foi avesso aos padrões que se conhecia como certos. Ele sempre gerou novas experiências, subvertendo a lógica.

O Questionamento – A Campanha “Sinta o Brasil que Arrepia”, da Perfumaria

Natura, que por meio de versos, mostrou que a beleza deve ser tratada como

verdade do cotidiano, na simplicidade e sutileza do dia a dia.

A Vulnerabilidade – Um projeto de Neri Oxman, uma designer e professora americana-israelense do MIT, criou uma plataforma com ajuda de mais de 6 mil bichos de seda, onde uma única trama de ceda fazia parte da construção abstrata e única para expor através da arte, que se quisermos sobreviver, precisamos nos empoderar da nossa vulnerabilidade e sair do senso comum.

A Improvisação – Nós, brasileiros, somos muito bons em improvisar e gerar soluções de forma criativa. Glauber Rocha, cineasta, ator e escritor brasileiro, personagem marcante no movimento Cinema Novo, em seus filmes, usava atores locais, moradores próximos das locações de filmagens e captava todas as imagens apenas com luz natural, mostrando que o improviso é também uma

arte e está presente nas maiores obras nacionais. Muitas são as reflexões que ficam, dentre elas, a que inovação não está necessariamente ligada às tecnologias ou vanguarda. Inovar é transformar e quebrar paradigmas com disrupturas, colocando tempero e cor no que é insosso, em busca de soluções cada vez mais criativas.

 

Ana Maria Lahor é publicitária, proprietária da Soul Inteligência Criativa e docente na área de Comunicação e Marketing.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.