Rodrigo Braga
Invista em marketing digital.
Segundo pesquisa realizada pela Nova Escola de Marketing, cerca de 57% das empresas investem no marketing digital e 57,3% das empresas que investem, acreditam que o marketing digital representa a origem de 10 a 20% de suas vendas, por isso pretendem aumentar os investimentos. Confira quatro pontos importantes, atitudes simples podem aumentar o faturamento com o mesmo investimento.
Se a sua empresa abriu um canal de comunicação, realize o atendimento por ele – vemos empresas que ao receberem um contato de potenciais clientes por whatsapp, inbox do facebook ou instagram e chats no site pedem que o cliente ligue para a empresa ou deixe seu telefone para retorno. Isso quebra a jornada de compra. Atenda o cliente no canal que você disponibilizou e ele escolheu para falar com você.
Não desista na primeira tentativa – um lead gerado no ambiente online custa caro para você desistir dele tão rápido. Em média são necessários até 6 ou 7 tentativas de contato, antes de se considerar um lead como contato perdido, isso pode trazer muito impacto nas suas vendas.
Transforme cada contato em um ativo – a venda online não é uma venda de balcão. O potencial cliente chega até sua empresa deixando dados preciosos e isso tem valor. Abasteça o seu CRM com estas informações, crie uma régua de comunicação e nutrição deste público, em um próximo momento de compra ele vai se lembrar de você. Poucas empresas têm uma equipe comercial alinhada com isso e o trabalho de trazer novos leads se perpetua, mas ninguém olha para trás visando usar a base que já foi adquirida.
Personalize e controle os indicadores – o marketing digital possui alto poder de segmentação. Você pode se comunicar de forma diferente e oferecer produtos ou serviços diferentes para cada público. Outro diferencial é rastrear de onde vem o público. Não perca o controle do seu funil, só assim você terá confiança sobre a lucratividade do marketing digital para sua operação.
Crédito
Rodrigo Braga é presidente do Aciub Jovem.