Carnaval 2020: comunicação e conscientização 

Lara Paulinny

Marcas mudam suas estratégias para estreitar relacionamento com consumidores em 2020.

No Brasil, costuma-se dizer que o ano só começa depois do carnaval, uma vez que essa é uma das datas comemorativas mais expressivas do país e que movimenta bastante a economia. Em São Paulo, a projeção do Observatório de Turismo na cidade é que 2020 movimente em média R$2,3 bilhões, superando o alcance em 2019. Uma festa tão grande chama a atenção das marcas, que tentam inovar suas ações para se relacionar com seu público durante as comemorações. Camarotes, patrocínio e brindes ganham destaques e são comentados pelos foliões, gerando uma enorme mídia espontânea. Este ano, as marcas sentiram necessidade de mudar um pouco seu discurso. Além de apenas estimular o consumo ou falar de festa e de alegria, resolveram utilizar sua influência para promover uma celebração mais consciente nas ruas e avenidas. Os temas mais considerados foram álcool e direção, assédio sexual, transmissão de DST’s e poluição das cidades, que geram grande discussão e são muito discutidos. Algumas marcas iniciaram suas campanhas executadas no carnaval, como a Uber, preocupada com a questão do assédio e preconceito, lançou mídias em pontos de ônibus e redes sociais com o discurso: “Não respeita duas mulheres se beijando? A Uber não é para você.”, “Você é do bloco dos assediadores? A Uber não é para você”. Já a Nivea fez parceria com um bloco carnavalesco em São Paulo e distribuiu protetores solares em mochilas durante o bloco. O mais importante de todas essas ações é a utilização da influência para conscientização, porém deve-se comentar que é uma grande estratégia das marcas que utilizaram uma boa ocasião com grande visibilidade para estreitar sua relação com os consumidores. A área de marketing e comunicação deve estar sempre atenta às grandes oportunidades e cada vez mais “sair da caixinha”, criando novas ações e campanhas, e saindo sempre à frente de seus concorrentes.

Crédito

Lara Paulinny é publicitária e relações públicas, especialista

em marketing digital, vendas e trade marketing, inovação e

empreendedorismo e gestão de projetos.

 

 

 

 

 

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