Carnaval 2020: comunicação e conscientização 

Lara Paulinny

Marcas mudam suas estratégias para estreitar relacionamento com consumidores em 2020.

No Brasil, costuma-se dizer que o ano só começa depois do carnaval, uma vez que essa é uma das datas comemorativas mais expressivas do país e que movimenta bastante a economia. Em São Paulo, a projeção do Observatório de Turismo na cidade é que 2020 movimente em média R$2,3 bilhões, superando o alcance em 2019. Uma festa tão grande chama a atenção das marcas, que tentam inovar suas ações para se relacionar com seu público durante as comemorações. Camarotes, patrocínio e brindes ganham destaques e são comentados pelos foliões, gerando uma enorme mídia espontânea. Este ano, as marcas sentiram necessidade de mudar um pouco seu discurso. Além de apenas estimular o consumo ou falar de festa e de alegria, resolveram utilizar sua influência para promover uma celebração mais consciente nas ruas e avenidas. Os temas mais considerados foram álcool e direção, assédio sexual, transmissão de DST’s e poluição das cidades, que geram grande discussão e são muito discutidos. Algumas marcas iniciaram suas campanhas executadas no carnaval, como a Uber, preocupada com a questão do assédio e preconceito, lançou mídias em pontos de ônibus e redes sociais com o discurso: “Não respeita duas mulheres se beijando? A Uber não é para você.”, “Você é do bloco dos assediadores? A Uber não é para você”. Já a Nivea fez parceria com um bloco carnavalesco em São Paulo e distribuiu protetores solares em mochilas durante o bloco. O mais importante de todas essas ações é a utilização da influência para conscientização, porém deve-se comentar que é uma grande estratégia das marcas que utilizaram uma boa ocasião com grande visibilidade para estreitar sua relação com os consumidores. A área de marketing e comunicação deve estar sempre atenta às grandes oportunidades e cada vez mais “sair da caixinha”, criando novas ações e campanhas, e saindo sempre à frente de seus concorrentes.

Crédito

Lara Paulinny é publicitária e relações públicas, especialista

em marketing digital, vendas e trade marketing, inovação e

empreendedorismo e gestão de projetos.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.