Em tempo de Coronavírus e quarentena: quais cuidados devemos ter ao passear com nossos pets?

     Já sabemos que o COVID-19 é um agente infeccioso específico humano, nossos pets NÃO pegam o COVID-19. Porém, eles podem ser os transportadores deste vírus até nós. Mas como isso acontece?

Quando estamos passeando com nossos pets é comum pessoas acariciarem e brincarem com eles. Aí está o perigo. Se uma pessoa que esteja contaminada com o COVID-19 tocar em seu pet, o vírus pode ficar na superfície do pêlo do animal, e assim, tornar-se o transportador deste vírus para você e sua família.

Então, quais cuidados devemos ter ao passear com nossos pets?

Primeiro: não deixe ninguém tocar em seu pet.

Segundo: ao chegar em casa, higienize bem as patinhas do seu pet. O melhor e mais eficaz método é fazer a higienização com água e sabão, portanto, lave bem as patinhas e seque com uma toalhinha. Caso os passeios sejam feitos à noite e você não queira molhar as patinhas do seu animalzinho, outra opção é a limpeza com hipoclorito de sódio a 0,1% que pode ser produzido em farmácias de manipulação em forma de spray. O produto é muito prático, demonstrou eficácia e não altera a camada protetora da pele do seu pet. Deixe agir por 1 minuto e retire o excesso com uma toalha úmida.

E o álcool 70%, pode ser utilizado? Caso não haja possibilidade de lavar as patinhas do seu pet com água e sabão, e não tenha disponível o hipoclorito de sódio a 0,1%, o álcool 70% pode ser utilizado. No entanto, é a última opção, pois ele altera a camada lipídica da pele do seu pet, o que pode vir a provocar ressecamento e rachaduras, criando assim, a possibilidade de seu pet desenvolver processos alérgicos.

Portanto, é importante neste período de quarentena realizar passeios curtos e apenas necessários com o seu pet, evite contato com outras pessoas e, principalmente, que o toquem. Ao tomar esses cuidados, você estará seguro e não haverá nenhum meio de transporte do vírus COVID-19 até você e sua família. Ame e cuide de quem te ama incondicionalmente.

 

Luciana Teixeira Garcia Andriolette

Médica Veterinária, técnica em Nutrição e Dietética, cursando especialização em Nutrologia Veterinária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: