Sua saúde e o isolamento

Até aqui, eu imagino que você tenha visto variadas sugestões, sobre como enfrentar este momento de isolamento. Há realmente muitas maneiras para encarar esta situação.

Quero estimular você a olhar para este momento – único em nossa vida até aqui, como uma oportunidade. Um momento para olhar de frente para você mesmo, e a vida que vem vivendo. Se você é como a maioria dos adultos brasileiros, dedica apenas 30% do seu tempo à atividades realmente importantes para sua vida*. E talvez, você tenha desejado, no seu íntimo, poder rever algumas escolhas e ter tempo para renovar alguma parte da vida, que já não flui como você pretendia. 

Segundo o conceito do The Institute for Functional Medicine, nossa saúde está em harmonia, quando cuidamos das raízes que causam o adoecimento do corpo. Este momento de estar em casa, pode ser visto como a chance, que muitos clientes me confessavam precisar, para finalmente, dedicarem tempo para analisarem e acertarem suas vidas. 

A forma como você organiza a rotina estressante da sua vida, suas escolhas distraídas acerca dos alimentos que você escolhe para alimentar seu corpo, a ausência ou o excesso de movimento intencional do seu corpo, a distância cotidiana de sua espiritualidade e do conhecer-se a si mesmo, as poucas horas de sono que você se oferece, a falta de pausas durante o dia, o que liga seus hormônios do estresse de forma contínua, sua exposição contínua a poluentes, que estão em toda parte da vida moderna, são todos fatores de adoecimento, segundo a visão da medicina funcional. 

Debaixo deste olhar, eu entendo que finalmente a VIDA ouviu o chamado por uma necessidade de pausa, e está ofertando a cada um de nós, enormes blocos de tempo. Você pode escolher o que fazer! 

Suas alternativas podem estar totalmente baseadas no medo e no controle: isso te levará a consumir todas as notícias (mesmo que de forma repetida) e a tentar controlar aquilo que não pode. Pode ser que você se sinta ansioso e sem saída. Este caminho te deixará anestesiado, no momento de cuidar de você mesmo. 

Suas escolhas também podem estar baseadas na confiança e no amor: essas podem te permitir enxergar a realidade do momento, com um olhar novo e criativo, e podem abrir espaço para você começar a se cuidar, percebendo o que você pode realmente controlar e modificar. Suas decisões conscientes podem te ajudar melhorar sua saúde, mesmo sem sair de casa e sem poder ir à academia. 

Esse tempo em casa irá passar. Espero que você esteja presente, consciente de como está vivendo essa oportunidade, e que você faça valer a pena. Que você possa fazer por você mesmo, o que ninguém mais pode: cuidar-se. 

 * BARBOSA, Christian. A tríade do tempo. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

 

Lira Faria

Médica Anestesiologista Pediátrica.
Pós-graduada em Nutrologia, Integrative Nutrition Health Coach.
Terapeuta Floral e Instrutora de Yoga.
Adepta e incentivadora da comida local, orgânica, natural e variada.
Praticante de yoga e meditação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: