Ferramenta vai beneficiar os associados da entidade;
Maioria (70%) é de Micro e Pequenas Empresas, 49% são empresas do segmento do comércio e 42% de serviços
Com a pandemia da Covid-19 e o consequente fechamento do comércio, muitos empresários encontraram no e-commerce a alternativa para manterem seus negócios. No entanto, essa é uma atividade que requer investimentos iniciais com tecnologia e profissionais qualificados, entre outras atividades e nem todas as empresas conseguem acelerar esse processo.
Como estratégia para propiciar a entrada das empresas associadas no mundo digital para vender pela Internet, a CDL Uberlândia lança terça-feira (30), às 15h, na entidade, o CDLmebox, um marketplace gratuito, intuitivo, de fácil acesso, com possibilidade de controle e segurança nas vendas. A plataforma é criada pela Startup Code Square.
Por meio dessa ferramenta exclusiva de e-commerce, os empresários administram seus negócios, adicionam todos os dados dos produtos, fotos e preços. A plataforma está disponível tanto como aplicativo quanto por aplicação via web, sendo possível acesso pelo computador. “Juntos vamos transformar a forma de fazer negócios. Para dar suporte a esses empresários, a CDL formará um grupo exclusivo de empresas para troca de experiências, além de um programa de mentoria que inclui Lives, treinamentos, suporte e atendimento personalizado”, afirma o presidente da CDL Uberlândia, Cicero Heraldo Novaes.
Suporte
O acesso ao aplicativo Mebox é gratuito. O CEO da Code Square, Tassyo Tchesco, explica que para cadastrar basta acessar o domínio cdlmebox.org.br
para gerenciar e cadastrar a loja. “É fácil criar a loja virtual, inserir produtos, foto e preço. Todo lojista terá um gerente online que o ajudará e o apoiará na construção e organização da loja digital. Nosso intuito é acompanhá-los, haja vista que eles não têm histórico de usar esse tipo de plataforma. Vamos ajudar na construção e continuar avaliando como está o movimento, as vendas, ajudar na organização e nas promoções. A plataforma é ilimitada para a inserção de produtos, não cobra mensalidade e nem taxa de implantação. Cobra apenas uma pequena taxa administrativa quando se efetiva a venda. Diferente de outras plataformas, essa não tem taxa administrativa de frete, o que favorece a todos”, salienta Tassyo.
Para o usuário final, visualizar as lojas ativas e realizar a compra basta acessar o site: mebox.app ou procurar pelo aplicativo Mebox nas lojas de aplicativos. “Quando o cliente entra, ele consegue visualizar as lojas em qualquer segmento como alimentação, beleza, eletrônicos, serviços, vestuário, petshop e outras mais próxima de sua residência e comprar. Através dessa loja, o cliente pede e pode pagar através da plataforma do aplicativo, site ou meios próprios, sendo cartões de crédito, débito ou dinheiro”, esclarece.
O e-commerce é uma tendência crescente e permanente. “Essa plataforma mostra aos pequenos lojistas que não estão inseridos no mundo da tecnologia, que esse é o caminho e o futuro. Todos estão sendo forçados a adiantar essa evolução. Os consumidores estão com o celular na palma das mãos a todo o tempo e os lojistas precisam estar inseridos nessa modalidade de venda. É um canal de vendas atrativo. Já tínhamos este projeto em andamento e aceleramos para lançar agora”, conta o presidente da CDL Uberlândia.
A ferramenta vai beneficiar a base de empresas associadas à CDL Uberlândia. Destes, 70% são Micro e Pequenas Empresas, 49% são empresas do segmento do comércio e 42% de serviços.
E-commerce em alta
De acordo com os dados que integram a 41ª edição do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre e-commerce do País elaborado semestralmente pela EbitNielsen – em parceria com a Elo, o e-commerce cresceu. Da segunda quinzena de março até o fim de abril de 2020, houve crescimento de 48,3%, comparado ao mesmo período do ano de 2019. Comparado ao período pré-covid (do início de fevereiro à primeira quinzena de março), o aumento foi de 14,4%. No consolidado de 2019, o e-commerce ultrapassou a marca de R$ 60 bilhões em faturamento e atingiu 148 milhões de pedidos. E de 1º de janeiro até 30 de abril de 2020, já foi atingido 32% do resultado de todo o ano anterior. “A tendência atual do comércio virtual é evoluir cada vez mais, devido ao número de brasileiros conectados à internet e sua utilização para efetivar compras. Com a pandemia, essa forma de vender se tornou uma necessidade. Os empreendedores devem se preocupar ainda mais em investir em um e-commerce efetivo e é isso que queremos oferecer”, afirma o presidente da CDL Uberlândia, Cicero.
A divulgação da CDLMebox ocorrerá por meios virtuais, WhatsApp e redes sociais como Facebook e Instagram, e-mail MKT, rádio e outros.