Ricardo Lourenço
Mudamos o pensamento para focarmos em novas atitudes e alcançarmos novos resultados.
Quando iríamos imaginar que nossos valores e mentalidades estariam emergindo tão
rapidamente durante a crise do Covid-19, quando o consumidor brasileiro começou a
realizar, online, atividades que não imaginaríamos antes da crise? Desse modo
podemos citar: os aplicativos de bem-estar, a telessaúde, o ensino a distância,
videoconferências para uso profissional, jogos online, vídeo chamadas para fins
pessoais, mudança no comportamento de consumo (um consumo repensado com a
retirada do supérfluo), sustentabilidade redefinida, novos modelos de negócios como
redes de lojas físicas repensadas, aceleração do investimento em mídia digital,
ecossistema de ofertas de serviços que asseguram disponibilidade de produtos em
canais chaves explorando conexões afetivas entre marcas e consumidor. É preciso
agora repensar como a sustentabilidade deve ser incorporada na proposta de
valorização das marcas e negócios, saúde e qualidade de vida. Para tanto, o mundo
tecnológico e digital deverá encabeçar as transformações se conectando ao novo estilo
de consumo, mas para isso precisamos mudar o ‘mindset’ fixo para o ‘mindset’
progressivo. Dessa forma, mudamos o pensamento para focarmos em novas atitudes e
alcançarmos novos resultados. Na verdade, precisamos ter um grande equilíbrio
emocional para suportar, absorver e promover as mudanças necessárias, já que a
velocidade das informações nos faz seguir um novo ritmo.
Ricardo Lourenço é Presidente da Uniodonto Uberlândia e Delegado do CROMG.