Marketing x Coronavírus 

Lara Paulinny

Estratégias digitais na crise do Covid-19.

O cenário é terrível. Ruas vazias, cidades vazias. Empresas quebrando,
funcionários sendo demitidos aos montes. Pânico, tristeza e solidão são os
principais sentimentos do mundo inteiro. O caos se instaura. Eis que chega
com toda velocidade uma pandemia. Tão forte e imprevista que não houve
tempo para se preparar, ela veio detonando tudo e nós fomos obrigados a nos
adaptar com urgência, numa tentativa de diminuir o impacto causado por ela. O
Home Office foi a melhor saída para muitas empresas continuarem
funcionando e aí surge a grande dificuldade: como sobreviver perante essa
crise? Como reduzir o impacto financeiro provocado por ela? Será que a
comunicação poderia nos salvar nesse momento? Todos estamos sendo
afetados, mas os pequenos negócios com certeza se enxergam na berlinda. É
preciso criar uma estratégia emergencial para sobreviver. O momento exige um
posicionamento das marcas e uma pesquisa realizada pela MindMiners aponta
que 50,7% acreditam que é papel das marcas se posicionarem e aproveitarem
sua influência na conscientização das pessoas, além de atestarem que dão
preferência no consumo de marcas que demonstram que estão fazendo algo
em relação ao Coronavírus. As tratativas que elas estão dando aos seus
funcionários também contam na tomada de decisão dos consumidores.
Humanizem suas marcas. As pessoas estão mais conectadas que nunca, por
isso invista na presença digital. Se já está nas redes sociais e ainda não possui
um site, por exemplo, é um bom momento para isso, ou aprimore as
plataformas que já possui. Some esforços nos atendimentos dos canais online
e otimize os serviços nessas plataformas. A divulgação dos diferenciais
(combos, preços, brindes, rapidez nos serviços de delivery, entregas grátis) são
fatores que também contribuem bastante para a escolha das marcas e
empresas. Nunca se exigiu tanta criatividade como agora. Os conteúdos
relevantes nunca foram tão importantes na comunicação das empresas.
Conheça seus clientes e seguidores, identifique as mudanças de
comportamento, seus hábitos e preferências e saiba como conversar com eles,
trazendo conteúdos de valor, criando confiança e credibilidade. Anúncios online
ajudam a ganhar fôlego neste momento, é necessário definir objetivos e
mensurar os resultados. O mais importante é ter fé e esperança. Vamos sair
juntos dessa!

Lara Paulinny é publicitária e relações públicas, especialista
em marketing digital, vendas e trade marketing, inovação
e empreendedorismo e gestão de negócios.

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