Redação
Foto Divulgação
Idosos são o maior grupo de risco e representam 14,8% das mortes.
Todo cuidado é pouco, no que diz respeito a proteção de pessoas mais velhas. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os idosos são o maior grupo de risco e representam 14,8% das mortes segundo as últimas informações e por isso separamos para você várias dicas que irão te ajudar a manter o vírus do lado de fora. Se você está morando com alguém de mais de 60 anos é muito importante manter esse idoso em isolamento social. Isso quer dizer evitar todo tipo de contato físico, principalmente com as crianças, que são assintomáticas em sua maioria. Além de não permitir a saída desse familiar, a não ser em casos de extrema urgência.
Se os familiares precisarem sair de casa, uma série de passos e medidas devem ser tomadas:
- Use sempre máscara ao sair. Dessa forma você protege a si mesmo e todos aqueles que têm contato com você.
- Na rua, use sempre álcool em gel e evite levar as mãos ao rosto.
- Quando chegar em casa, deixe os sapatos para o lado de fora. Tire a roupa usada na rua e a coloque para lavar imediatamente. Antes de entrar em contato com qualquer familiar, tome banho.
- Se você está trazendo compras para dentro de casa, limpe cada uma com álcool 70% ou água e sabão. Nesse momento, o idoso pode ficar triste por perceber esse distanciamento das pessoas que ele tanto ama. É muito importante que o familiar explique para ele o motivo de todas essas medidas e tente sempre fazer o máximo de companhia e demostrar muito amor. Quer saber outras dicas de como proteger os seus idosos? Temos uma entrevista completa com a médica geriatra e idealizadora da Rede de Residenciais Sênior Terça da Serra.