Paulo Roberto Orlandini
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A partir de agora, o comportamento humano será diferente e os negócios devem se adaptar a essas mudanças.
Enquanto discutem mortes de CNPJ x CPF, nós precisamos ter clareza sobre o que realmente importa para fazer sentido. Se é certo que a COVID-19 atingiu drasticamente a economia e mudou setores de negócios de forma radical, mudou também o comportamento de boa parcela da população. Sem tratamento e cura, as mudanças não serão temporárias. Por isso, as pessoas e os negócios atingidos diretamente precisam fazer mudanças mais profundas e criar uma estratégia de negócios e ações mais definidas. A partir de agora, o comportamento humano será diferente e os negócios devem se adaptar a essas mudanças. As pessoas viajarão menos e buscarão opções mais próximas de sua casa, mais seguras, acessíveis e que proporcionem satisfação. Outra questão relevante é que o período de isolamento social impôs para muitas pessoas a necessidade de controlar seus impulsos, atentar ao necessário e fazer pesquisas para compras de forma remota. No entanto, elas também vão querer algo que parece que lhes foi tirado – a conexão humana. Apesar de estarmos no meio de um turbilhão, algumas coisas estão mais claras do que nunca, o mundo precisará de conexões humanas confiáveis, facilidades e satisfação. O primeiro passo é criar uma estratégia de negócios mais formatada em um modelo de custo sustentável, foco na gestão, na marca, produtos e serviços, para isto, selecione o que há de melhor em você e sua equipe, estabeleça padrões rígidos e prime pela excelência na execução de tarefas ou serviços que lhe forem confiadas, pare de tratar cliente como cliente e trate-o com paixão. Afinal, a COVID-19 trouxe muitas dificuldades e consequências, mas também abriu oportunidades para velhos negócios e alternativas para quem busca novas oportunidades.
Paulo Roberto Orlandini é especialista em Propriedade Intelectual