Com o início da quarentena várias plataformas disponibilizam cursos onlines gratuitos e abaixo do preço.
Em março de 2020, com o início do isolamento social, o ensino remoto foi uma alternativa para que as aulas de escolas particulares e universidades não perdessem o ano letivo. Entretanto, essa não foi a única forma de não perder o período de aulas, várias plataformas ofereceram cursos onlines gratuitos ou por um preço muito abaixo do acostumado.
O mais interessante dessa alternativa, é que os cursos abrangem todos os tipos de áreas, como por exemplo marketing digital pela plataforma de estudos Rock University até opções de língua estrangeira pela Udemy com quase 70% de desconto. Outro ponto é que o conteúdo pode variar, ou seja, o estudante pode escolher entre um módulo mais instrutivo e informativo (básico) até um módulo mais participativo e prático (avançado).
Os universitários foram os que mais aproveitaram essa oportunidade. A estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Juliana Kopp, comenta que se inscreveu em cursos que poderiam ajudar na sua formação, como o de língua estrangeira espanhol, o software de edição Illustrator e um curso de desenho gratuito disponibilizado pela Faber Castell.
Além dos universitários, os cursos deram oportunidade para outros públicos investirem em conhecimento. Um exemplo, é a história da Aline Fernanda, que quando começou o isolamento social, estava se dedicando a estudar para provas como o ENEM e outros vestibulares. A estudante comentou que quando os cursos da área da saúde como “A saúde mental nos tempos de pandemia” ficaram disponíveis gratuitamente, não sendo necessário estar matriculado em nenhuma faculdade ou universidade, ela resolveu se inscrever.
As possibilidades de aprender novos assuntos e conteúdos de qualquer interesse aumentaram muito com o isolamento social, principalmente para que as pessoas não se sentissem incapazes de não fazer nada enquanto estão em casa. Dessa forma, podemos visualizar que se sentir útil enquanto estuda coisas diferente é o motivo principal para o aumento do consumo de cursos online durante a quarentena.
Contudo, a estudante Juliana Kopp avisa que “estamos numa pandemia e todo mundo está passando por problemas, por isso, parei de pensar da maneira que eu tava me cobrando porque não precisava. Mas, ainda estou aproveitando mesmo esse tempo sem aulas e sem muita correria no dia a dia para completar os cursos online e finalmente aprender algumas coisas que não aprenderia na rotina normal, por causa do tempo mesmo.”
Por Communicare Jr. | Gabriela Costa