Como funciona o sistema de ensino emergencial remoto vigente da Universidade Federal de Uberlândia e seus desdobramentos após quatro semanas de início implementação do modelo
Enquanto as salas das universidades públicas permanecem vazias, o ensino de qualidade continua. A caneta e o caderno dividem espaço com as novas tecnologias de estudo. Nesse “novo normal”, os alunos estão ainda mais conectados: wi-fi, câmera e microfone estão ligados. A aula vai começar.
Desde o dia 10 de agosto, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) retornou suas atividades através da adoção do modelo de ensino remoto visando retomar parcialmente parte das atividades da graduação, que haviam sido suspensas em março deste ano devido ao início da pandemia do novo coronavírus. O modelo recebe a sigla AARE: Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais.
Aprovado em resolução no dia 10 de julho, as AARE tem como objetivo principal a continuidade de estudos pelos discentes no período de estado emergencial. Dessa forma, a modalidade garante que estudantes que deixaram Uberlândia por conta da pandemia do novo coronavírus participem dos componentes curriculares disponíveis seguindo todas as medidas sanitárias e preventivas recomendadas pelos principais órgãos de saúde. Apenas atividades curriculares com carga-horária integralmente executadas de forma remota foram ofertadas aos estudantes.
Confira abaixo mais detalhes sobre o período extraordinário e como a adaptação impactou a comunidade universitária do ensino público.
Calendário Letivo Especial
As AARE estão sendo realizadas em duas etapas, sendo que a primeira etapa ainda está em andamento e será encerrada no dia 10 de outubro. A etapa final começa no dia 22 de outubro com duração do calendário letivo especial até 23 de dezembro. Disciplinas com carga-horária igual ou superior a 90 horas estão incorporadas nas duas etapas e serão encerradas no dia 12 de dezembro.
Programa de Inclusão Digital
Tendo em vista que a universidade pública é um espaço plural e inclusivo, a assistência estudantil é uma conquista fundamental para tornar esse processo de democratização do espaço viável. Diante disso, a UFU com o auxílio dos servidores como a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) abriram editais para inscrição do auxílio integrante do programa.
Os discentes contemplados para o auxílio preenchem requisitos pré-estabelecidos, entre eles a regularidade da matrícula na universidade, comprovação de renda familiar bruta per capita de 1 salário mínimo.
Cada modalidade escolhida pelo aluno no edital possibilita a conquista de um auxílio. Pacote de dados fixos ou móveis e benefício para aquisição de equipamentos eletrônicos são alguns exemplos de auxílios contemplados pelos estudantes com vulnerabilidade econômica.
Vale ressaltar que o processo para obtenção das modalidades são realizados através de processos burocráticos semelhantes aos auxílios tradicionais vigentes nos últimos anos.
Plataformas de acesso
As atividades que envolvem o contato entre professores e alunos foram estabelecidas como atividades síncronas, sendo realizadas em plataformas digitais. Para isso, a Resolução aprovada que estabeleceu a realização da AARE garante a autonomia de decisão dos professores.
“A Resolução [nº7/2020 do Conselho de Graduação] já trás a sugestão de algumas plataformas. No entanto, o professor é livre para utilizar a plataforma que tenha mais familiaridade” afirmou o pró-reitor de Graduação, Armindo Quilicci, em evento virtual de recepção dos estudantes.
Entre as plataformas utilizadas durante a Etapa 1, destacam-se as plataformas RNP, Jitsi Meet, Microsoft Teams e Google Meet.
Atividades Complementares
Diversos cursos de graduação optaram também pela oferta de atividades complementares, possibilitando ampliar a diversidade de tarefas curriculares durante as AARE. Essa proposta também estabelece, de acordo com a Resolução aprovada, a promoção do aprofundamento e a atualização científica, o aumento na qualidade da formação acadêmica do estudante e a valorização do trabalho pedagógico dos docentes e setores de ensino no contexto educacional.
O desafio do ensino remoto na universidade pública no contexto da pandemia é um dos maiores obstáculos para a educação brasileira em sua história. Assim, através da união e esforço da comunidade acadêmica são criadas estratégias eficientes para atravessar esse período emergencial e alcançar a linha de chegada para o futuro do Brasil: um ensino público de qualidade.
Por Communicare Jr. | Matheus Dias